Descritivo do curso: Cenários simulados em que os alunos serão desafiados a enfrentar situações complexas de comunicação e tomada de decisão envolvendo pacientes com doença cardíaca terminal e a prática de cuidados paliativos. Discussão de conceitos e princípios de cuidados paliativos aplicados à cardiologia com especialistas na área. Apresentação de técnicas e estratégias de comunicação de más notícias e condução de reuniões de família.
Objetivo: Treinar profissionais de saúde a realizar comunicação de cuidados paliativos em pacientes com doença cardíaca terminal e seus familiares, informação de más notícias e estabelecimento de plano de cuidados.
Método: Simulações realísticas entre alunos e atores em cenários previamente determinados. Discussão sobre o desenvolvimento da cena, dificuldades apresentadas pelos alunos, correção das falhas e proposição de melhorias pelos instrutores. Apresentação de métodos de comunicação em cuidados paliativos.
Público alvo: Médicos e equipe multidisciplinar.
Programa:
Cenário 1: Insuficiência Cardíaca Crônica Terminal
Goal: Proporcionar a experiência do aluno identificar necessidade de cuidados paliativos em paciente com insuficiência cardíaca terminal e treinar técnicas de comunicação de mas notícias e acolhimento ao sofrimento.
Objetivos:
Cenário 2: Insuficiência Cardíaca Crônica Terminal
Goal: Comunicação com familiares a respeito da terminalidade da doença cardíaca do paciente e decisão por limitação das medidas de suporte avançado de vida.
Objetivos:
Coordenador: Daniel Santi