SOCESP

SOCESP

INTERCARDIO

REGULAMENTO

Art. 1º. Este Regulamento estabelece as regras para participação, seleção e premiação dos participantes inscritos no INTERCARDIO.

I - OBJETIVOS

Art. 2º. O “INTERCARDIO”, uma competição entre estudantes cursando uma Faculdade de Medicina, tem como principais objetivos: Treinamento em emergências cardiovasculares; capacitação, desenvolvimento e aprimoramento das habilidades e conhecimentos médicos na especialidade da cardiologia e promover um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de competências, dos estudantes universitários de medicina, a fim de contribuir para uma melhor formação.

II - REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Art. 3º. Só poderão participar do INTERCARDIO estudantes universitários regularmente matriculados no curso de medicina, de faculdades credenciadas pelo MEC, e comprovadamente cursando o 4º, 5º ou 6º ano da graduação.
Parágrafo 1 - Os participantes também deverão estar inscritos no 44º Congresso de Cardiologia da SOCESP.
Parágrafo 2 - É vedada a participação no INTERCARDIO de qualquer pessoa direta ou indiretamente vinculada à organização do 44º Congresso de Cardiologia da SOCESP, ainda que estejam preenchidos os requisitos estabelecidos no “caput” desta cláusula.

III - INSCRIÇÕES

Art. 4º. O processo de inscrição no INTERCARDIO será realizado através do site do 44º Congresso de Cardiologia da SOCESP e a mesma será gratuita. A inscrição deverá ser por equipe, onde cada equipe deve ser constituída por apenas quatro participantes, todos da mesma escola/faculdade. Além disso, só será permitida a inscrição de apenas uma equipe por escola/faculdade.
Parágrafo 2 - As inscrições estarão abertas por tempo determinado, podendo o participante se inscrever somente no prazo estipulado e divulgado pelos organizadores.

IV – DA COMPETIÇÃO

Art. 5º. A competição será composta por etapas abordando os seguintes temas (todos relacionados a cardiologia ou a SOCESP): Exame Físico; Ressuscitação Cardiopulmonar; Interpretação de exames; situações problema; conhecimento geral e “o que você sabe sobre a SOCESP”.
Parágrafo 1 – A bibliografia básica a ser utilizada será o tratado de cardiologia da SOCESP e informações contidas no site da SOCESP. Porém algumas questões poderão estar referendadas em diretrizes nacionais ou em outras referências.
Parágrafo 2 – Modalidades das atividades: prática, cross fire, perguntas de múltipla escolha e escape zoom.
Art.6º. Em se tratando de um evento com algumas atividades digitais que utilização conexão online, por internet, cada equipe deverá trazer seu próprio laptop / notebook para conexão.
Parágrafo 1 – A SOCESP fornecerá o link para i-net dedicada ao evento, mas não se responsabilizará por eventuais problemas relacionados à conexão. Se a equipe perder a conexão poderá retornar, mas não poderá retroceder a alguma questão e sim continuar do ponto onde retornou.
Art 7º. Todos os membros da equipe deverão estar no local, ao início da competição.
Art. 8º. Cada questão terá um tempo máximo para resposta, a ser informado antes do início de cada etapa.
Art. 9º. As perguntas serão respondidas / corrigidas ao final de cada etapa.

V - CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO

Art. 10º. A pontuação de cada questão será baseada em dois critérios: acerto/erro e tempo de resposta. Se a questão for respondida de forma correta a pontuação será atribuída de acordo com a ordem de resposta:
A primeira equipe a responder corretamente ganhará 20 pontos.
A segunda equipe a responder corretamente ganhará 15 pontos.
A terceira equipe a responder corretamente ganhará 12 pontos.
A quarta equipe a responder corretamente ganhará 10 pontos.
A quinta equipe a responder corretamente ganhará 8 pontos.
A sexta equipe a responder corretamente ganhará 6 pontos.
A sétima equipe a responder corretamente ganhará 5 pontos.
A oitava equipe a responder corretamente ganhará 4 pontos.
A nona equipe a responder corretamente ganhará 3 pontos.
A décima equipe a responder corretamente ganhará 2 pontos.
A partir de décima - primeira será atribuído um ponto para a equipe.
Parágrafo 1 – a ausência de resposta no tempo máximo definido será considerada como resposta errada.
Parágrafo 2 – Será permitida apenas uma resposta por equipe e essa poderá ser trocada até que o tempo se encerre, porém para efeito de classificação será utilizado o tempo para a última resposta.
Parágrafo 3 – Nas etapas que envolverem atividades práticas e / ou cross-fire o modelo de pontuação se divulgado no momento da etapa.
Art. 11º. As três primeiras equipes receberão uma medalha e uma inscrição presencial cortesia para participar do 44º Congresso de Cardiologia da SOCESP.

VI - CRONOGRAMA DA COMPETIÇÃO

Art. 12º. O cronograma geral do INTERCARDIO obedecerá aos seguintes períodos:

  1. Inscrições: do dia 01/04/2024 até as 23h59min do dia 20/05/2024.
  2. O período entre o final das inscrições até o dia anterior da competição será utilizado para envio das confirmações das inscrições e de outras informações pertinentes incluindo troca de participantes, se necessário.
  3. A competição será no dia 01/06/2024 com início ás 10h00 e duração aproximada de 3hs.
  4. A classificação e premiação será realizada no mesmo dia em local a ser divulgado durante a competição.
  5. Na semana seguinte ao congresso será encaminhado a cada equipe sua pontuação e classificação geral.

Parágrafo 1 - Só será permitido a troca de dois participantes por equipe, desde que respeitados o tempo para essa troca e os critérios para participar da equipe/competição.

VII - CERTIFICADOS

Art. 13º. Todos os participantes receberão certificado de participação no INTERCARDIO.

VIII - CRITÉRIOS DE DESEMPATE PARA OS TRÊS PRIMEIROS LUGARES

Art. 14º. Em caso de empate entre as equipes, o critério de desempate será a nota da última etapa, se persistir: o da penúltima e assim por diante até a primeira etapa ou se ocorrer o desempate.
Parágrafo Único - Se após a adoção desses critérios o empate persistir a forma de desempate será definido pelos organizadores.

IX - PENALIDADES

Art. 15º. Será desclassificado todo e qualquer equipe que invadir ou violar o sistema do “INTERCARDIO” ou, de qualquer forma, adulterar resultados da competição.
Art. 16º. Serão desclassificadas também as equipes que agirem de forma inadequada, irresponsável, desrespeitosa ou antiética.
Parágrafo único: Os mesmos critérios serão adotados para as torcidas.
Art .17º. É obrigatória a participação das equipes em todas as atividades. No caso de ausência de algum dos participantes em quaisquer das atividades programadas a equipe será desclassificada, a não ser por justificativa de grau maior (a ser avaliada pelos organizadores).
Parágrafo único - Não será permitida a substituição de competidores fora do período estipulado nesse regulamento, a não ser por justificativa de grau maior (a ser avaliada pelos organizadores).

X – DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 18º. A SOCESP se reserva o direito de incluir a qualquer tempo novas modalidades de participação ou excluir alguma já existente, buscando oferecer aos alunos o maior número de possibilidades e novas formas de aprendizagem.
Parágrafo único - Qualquer alteração que venha a ser realizada, nas modalidades e no Regulamento, será disponibilizada a todos os participantes de forma que todos terão sempre as mesmas possibilidades na competição, inexistindo situação em que alguém possa ser privilegiado.
Art. 19º. Apesar de toda a comunicação oficial ocorrer por correio eletrônico ou no site do CONGRESSO SOCESP, em casos excepcionais a Coordenação poderá utilizar outro meio de comunicação.
Art. 20º. Os coordenadores e avaliadores serão convidados pela SOCESP, sendo todas as decisões soberanas e irrecorríveis.
Art. 21º. Quaisquer outras dúvidas ou situações não previstas no regulamento serão resolvidas pela comissão organizadora.

INSCREVER-SE NO INTERCARDIO

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024