SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Análise Comparativa de Escores de Risco e NT-proBNP para Predição de Mortalidade após Reparo Transcateter de Borda-a-Borda da Valva Mitral

Mauricio Felippi de Sá Marchi, Pedro Calomeni, Mark van den Dorpel, Sraman Chatterjee, Rik Adrichem, Sarah Verhemel, Joost Daemen, Henrique Barbosa Ribeiro, Nicolas Van Mieghem
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL, Erasmus MC - - - Netherlands

Introdução

A insuficiência mitral (IM) é uma doença valvar frequente e nem todos os pacientes respondem da mesma forma ao reparo transcateter de borda-a-borda da valva mitral (TEER). O objetivo deste estudo foi comparar diferentes escores de risco para predizer a mortalidade e o desfecho composto de mortalidade ou hospitalização por insuficiência cardíaca (IC) em 1 ano em pacientes submetidos ao TEER. 

 

Métodos

Analisamos os dados de 206 pacientes consecutivos tratados para IM entre 2011 e 2023. Os seguintes escores foram avaliados para predizer a mortalidade em 1 ano em casos de IM primária e secundária: EuroScore II, GRASP, MITRALITY, MitraScore, TAPSE/PASP-MitraScore e STS. Uma subanálise restrita à IM secundária também foi realizada, com inclusão adicional dos valores pré-intervenção do peptídeo natriurético cerebral N-Terminal pró (NT-proBNP) e do escore de risco COAPT-HF.

 

Resultados

O escore MITRALITY apresentou a melhor capacidade discriminativa em um grupo composto por IM primária e secundária para os desfechos de mortalidade em 1 ano e de mortalidade em 1 ano e/ou hospitalização por IC, com uma área sob a curva (AUC) de 0,74 e 0,74, respectivamente. Em uma população exclusivamente composta por IM secundária, o escore MITRALITY também demonstrou a melhor AUC os desfechos de mortalidade em 1 ano e de mortalidade em 1 ano e/ou hospitalização por IC, com uma AUC 0,72 e 0,72, respectivamente.

 

Conclusões

O escore MITRALITY superou outros modelos de risco após TEER da valva mitral tanto para a mortalidade em 1 ano quanto para o desfecho composto de mortalidade em 1 ano ou hospitalização por IC no seguimento de 1 ano.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024