SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Correlação da Ecocardiografia POCUS Guiada por Telemedicina e Dados In Situ: Estudo Piloto em uma Área Remota no Brasil

Juliane Rompkoski, Tarso A. D. Accorsi, Bruna Dayanne Reges Amaral, Christian Barbosa de Freitas, Flavio Tocci Moreira, Karen Francine Köhler, Karine De Amicis Lima, Renata A. Morbeck, Carlos H. S. Pedrotti
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - - SP - BRASIL

INTRODUÇÃO

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade em nosso país. No entanto, uma parte significativa da população brasileira ainda enfrenta desafios para ter acesso aos cuidados especializados e realizar exames complementares, especialmente em áreas remotas. Atualmente, a transmissão de dados e a avaliação especializada remota são possíveis, mas realização de um exame de ecocardiograma ainda depende de um profissional treinado no local.

MÉTODOS

Este estudo piloto teve como objetivo avaliar a viabilidade da realização de um exame de ecocardiografia por ultrassom à beira do leito (POCUS) realizado por um médico generalista e guiado por um médico ecocardiografista a distância. Dez pacientes da região Norte participaram do estudo, que faziam parte do programa de assistência médica especializada por meio do programa de desenvolvimento de sistema de saúde por telemedicina (PROADI, na sigla em português) do Ministério da Saúde. Os exames foram realizados usando o ultrassom Philips Lumify™ e a plataforma de Facetime para transmissão. Os pacientes incluídos tinham exames ecocardiográficos oficiais recentes. Como parte do exame POCUS, foram obtidas sete janelas ecocardiográficas (paraesternal eixo longo, paraesternal eixo curto, apical quatro câmaras, apical cinco câmaras, apical duas câmaras, subcostal e supraesternal). O exame incluiu medidas lineares das câmaras cardíacas e a análise das válvulas foi realizada usando fluxo colorido. Os exames foram realizados por um médico generalista que passou por um breve treinamento.

ANÁLISE ESTATÍSTICA/RESULTADOS

A média de idade dos pacientes foi de 58,6 ± 8 anos, sendo que 50% eram do sexo feminino. As análises revelaram que todas as visões cardíacas propostas foram obtidas e o tempo médio da realização do exame foi de 23,1 minutos. Apesar de algumas dificuldades técnicas, os resultados obtidos mostraram concordância com os exames locais. No entanto, foram observadas algumas discrepâncias nas medidas lineares, atribuídas à inexperiência dos médicos.

 

 

CONCLUSÃO

Este estudo destaca o potencial da tele-ecocardiografia na triagem de doenças cardiovasculares em regiões remotas, especialmente para avaliação da função ventricular e doenças valvulares. No entanto, são necessários mais estudos para avaliar seu papel nessa população e superar desafios técnicos e de padronização.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024