SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Educação do paciente com valvopatia e analfabetismo funcional: Construção de animação 2D para letramento em saúde

Jose Reensor Teofilo Moura, Gabriela De Angeli De Martini, Ana Carolina Buzzo, Rika Miyahara Kobayashi
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

Introdução: A substituição valvar é um procedimento cirúrgico que terá impacto na vida do paciente, conforme a seleção entre prótese biológica ou mecânica. Nesse contexto, o analfabetismo e a diminuição do Letramento em Saúde (LS) do paciente valvopata são fatores que impactam na educação em saúde, sendo necessárias estratégias para LSa essa população. Então, identificou-se na literatura a existência de estudos relacionados ao LS de cardiopatas. No entanto, nenhum abordou doenças valvares em pacientes analfabetos funcionais ou estratégias de ensino para seu LS. Este estudo objetivou descrever sobre a construção de uma animação 2D educativa como recurso audiovisual para letramento em saúde da população com valvopatias e analfabetismo funcional, em fila cirúrgica, atrelada a uma estratégia educacional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa metodológica de construção de uma animação 2D educativa sobre as diferenças das próteses valvares e suas características pós troca valvar. Utilizou-se a metodologia GEDOVA para automatizar a construção dessa animação, utilizou-se a ferramenta Adobe Express para criação dos personagens e diálogos e Canva, para acréscimo de imagens e detalhes na animação. Por fim, foi adicionada legendas à animação, utilizando a ferramenta Blink. O objeto final foi inserido na plataforma institucional de vídeo (Vimeo) com acesso via Qrcode que ficará disponível no ambulatório de valvopatias, sendo estimulado o acesso pelos profissionais de saúde, para o uso pessoal do paciente e/ou acompanhante. Resultados: O produto de animação 2D nominado de “Troca Valvar: Uma Jornada Educativa”. Caracteriza-se por ser ferramenta digital com personagens dialogando utilizando linguagem de fácil compreensão sobre as diferenças entre as próteses biológicas e mecânicas, em formato MP4 disponibilizado via Qr Code hospedado na plataforma digital da instituição atrelada a uma estratégia de ensino que pode ser aplicada às consultas médicas e de enfermagem. Conclusões: A criação de uma animação 2D possibilitouentender como uma ferramenta com linguagem de fácil compreensão, combinada a uma estratégia de ensino inclusiva, pode ser empregada para o letramento em saúde de pacientes valvopatas analfabetos funcionais. Essa abordagem permite orientá-los sobre as diferenças entre as próteses valvares e os cuidados necessários após a troca, contribuindo para uma melhor adesão terapêutica após o tratamento cirúrgico.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024