Introdução: O acometimento cardíaco é associado a pior prognóstico e mortalidade na sarcoidose. O diagnóstico exige frequentemente exames de alto custo e pouco disponíveis. O objetivo deste estudo é avaliar se o trabalho miocárdico medido de forma não invasiva pelo ecocardiograma transtorácico possui valor incremental no diagnóstico de acometimento cardíaco, quando comparado ao strain global longitudinal (SGL) do ventrículo esquerdo.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal, piloto, não cego, de centro único. Foram incluídos pacientes de ambos os sexos, > 18 anos, com diagnóstico confirmado de sarcoidose cardíaca pelos critérios da Heart Rhythm Society, e controles formados por indivíduos com diagnóstico de sarcoidose sistêmica, sem acometimento cardíaco. Foram excluídos pacientes com obesidade grau 2 ou superior, valvopatia cardíaca primária moderada ou grave, miocardiopatias de outras etiologias, doença arterial coronariana estabelecida e janela acústica inadequada. Os pacientes de ambos os grupos foram submetidos ao ecocardiograma transtorácico e aferição não invasiva da pressão arterial, com realização posterior das análises na estação EchoPAC® da GE HealthCare. Foram calculados os seguintes índices ventriculares esquerdos: SGL, índice global de trabalho miocárdico, trabalho construtivo, trabalho gasto e eficiência miocárdica. Foi calculada a curva ROC para todas as variáveis, utilizando a ferramenta on-line EasyROC (v 1.3.1), e essas foram posteriormente comparadas com o SGL. Os intervalos de confiança foram estabelecidos pelo método de DeLong e as curvas comparadas pelo método de Bonferroni. As análises foram realizadas com significância de 5%.
Resultados: foram avaliados 20 pacientes com acometimento cardíaco e 20 pacientes sem acometimento cardíaco. Os resultados das variáveis são apresentados na tabela 1.
Conclusões: A exceção do trabalho gasto, todas as variáveis estudadas apresentaram correlação estatística com o envolvimento cardíaco em pacientes com sarcoidose. Porém, não houve valor incremental dos índices de trabalho miocárdico em relação ao uso isolado do SGL.