SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

AVALIAÇÃO DE UM NOVO ÍNDICE DIAGNÓSTICO DE STRAIN MIOCÁRDICO PARA SARCOIDOSE CARDÍACA

Nathalia Conci Santorio, Pandreli Testa Santorio, Nilson Bossle Conci, José Eduardo Krieger, Carlos Eduardo Rochitte , José Soares Junior, Ronaldo Adib Kairalla, Fábio Eiji Arimura, Fábio Fernandes, Viviane Tiemi Hotta
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL, Unimed Sul-Capixaba - Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo - Brasil

 

Introdução: O diagnóstico do acometimento cardíaco pela sarcoidose é desafiador e, muitas vezes, de alto custo. O objetivo deste estudo é avaliar se o um novo índice de strain proposto pelos autores possui valor incremental na avaliação de acometimento cardíaco, quando comparado ao uso do strain global longitudinal (SGL).

 

Métodos: Trata-se de um estudo transversal, piloto, não cego, de centro único. Foram incluídos pacientes de ambos os sexos, > 18 anos, com diagnóstico confirmado de sarcoidose cardíaca pelos critérios da Heart Rhythm Society, e controles formados por indivíduos com diagnóstico de sarcoidose sistêmica, sem acometimento cardíaco. Foram excluídos pacientes com obesidade grau 2 ou superior, valvopatia cardíaca primária moderada ou grave, miocardiopatias de outras etiologias, doença arterial coronariana estabelecida e janela acústica inadequada. Os pacientes de ambos os grupos foram submetidos ao ecocardiograma transtorácico, com realização posterior das medidas na estação EchoPAC® da GE HealthCare. Foram avaliados os seguintes índices ventriculares esquerdos: SGL e o novo índice proposto, calculado pela relação entre a FEVE e a soma dos dois segmentos com menor valor absoluto de strain. Foi calculada a curva ROC para ambos os parâmetros utilizando a ferramenta on-line EasyROC (v 1.3.1), com determinação do ponto de corte ótimo para ambas as variáveis, correspondente ao ponto de maior sensibilidade e especificidade. Os intervalos de confiança foram estabelecidos pelo método de DeLong e as curvas foram comparadas pelo método de Bonferroni. As análises foram realizadas com significância de 5%.

 

Resultados: foram avaliados 20 pacientes com acometimento cardíaco e 20 pacientes sem acometimento cardíaco. Os resultados das variáveis são apresentados na tabela 1.

 

Tabela 1: Análise comparativa entre os testes. 

Variável

AUC + DP (IC 95%)

p (< 0,05)

Ponto de corte

Sensibilidade

Especificidade

p (< 0,05)

SGL

0.88 + 0.06 

(0.76 - 0.98)

< 0.0000000001

< 17%

80%

75%



0.65

Índice proposto

0.91 + 0.05 

(0.80 - 1.01)

< 0.0000000000001

> 2,5

85%

85%

SGL: Strain Global Longitudinal; AUC: área sob a curva, DP: desvio padrão

 

Conclusões: o novo índice mostrou maior área sob a curva em relação ao SGL isolado, além de maior sensibilidade e especificidade para o ponto de corte encontrado, porém sem significância estatística, possivelmente pela  amostra reduzida. Mais estudos são necessários para a posterior validação do método. 















Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024