INTRODUÇÃO
Cerca de 1/3 das cardiopatias congênitas são definidas como complexas com necessidade de intervenção na fase neonatal ou primeira infância. O crescente aumento da sobrevida, permite que inabilidades por comprometimento do neurodesenvolvimento sejam mais frequentemente reconhecidas, principalmente na função motora grossa e fina, habilidades cognitivas, linguagem e comunicação, atenção, hiperatividade e impulsividade, construção visual e percepção além de funcionamento executivo, stress pós-traumático, ansiedade, depressão, competência social, realização acadêmica e qualidade de vida.
Pacientes com coração de fisiologia univentricular, estão sob maior risco de incapacidade no neurodesenvolvimento devido a necessidade de múltiplos procedimentos cirúrgicos, múltiplas e longas hospitalizações.
MÉTODO
Estudo longitudinal com duração de um ano que incluiu crianças portadoras cardiopatia congênita complexa de fisiologia univentricular em acompanhamento ambulatorial.
Inicialmente foram avaliados fatores perioperatórios que pudessem impactar no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças.
A seguir, as crianças foram avaliadas por Neuropediatra ( Teste de Denver II), Pisicopedagoga e Psicomotricista, iniciando então intervençao multiprofissional semanal, sendo reavaliadas após um ano.
ANÁLISE ESTATÍSTICA
Todas as variáveis foram analisadas descritivamente. Para variáveis quantitativas foram observados valores mínimos e máximos, e cálculo de médias, desvios-padrão e quartis. Para variáveis qualitativas calculou-se frequências absolutas e relativas.
Para a comparação de dois momentos de avaliação,teste t de Student pareado, e quando a suposição de normalidade dos dados foi rejeitada foi utilizado o teste não-paramétrico de Wilcoxon.
A comparação de dois grupos em relação as variáveis quantitativas foi realizada através do teste não-paramétrico de Mann-Whitney.
Para testar a homogeneidade entre as proporções foi utilizado o teste exato de Fisher.
RESULTADOS
Incluidas 21 crianças.
No teste de Denver II, 50% das crianças avaliados apresentam-se como suspeito/atraso em todos os itens avaliados, sendo encontrada relação com a insaturação, com melhora significativa na habilidade motora-fina, após intervenção.
Na avaliação Psicopedagógica diagnosticado comprometimeentre entre 50-81% das crianças , com melhora de todos os dominios.
CONCLUSÃO
Número significativo de crianças portadoras de cardiopatia congênita complexa tem impacto no neurodesenvolvimento e apresentam melhora após intervenção multiprofissional.