Introdução: A apneia obstrutiva do sono (AOS) está associada ao comprometimento metabólico e a incidência de síndrome metabólica (SM). Recente evidencias sugerem que a duração do sono (DS) e os marcadores de irregularidade sono podem contribuir para a SM, mas o papel relativo dessas associações não é claro.
Objetivo: Nosso objetivo foi avaliar as associações da AOS, marcadores de irregularidade do sono e alterações na DS com SM em uma subamostra do ELSA-Brasil, um estudo de coorte de funcionários públicos na cidade de São Paulo.
Métodos: Os participantes foram submetidos a avaliações clinicas e do sono incluindo: 1) AOS (foi definida por um índice de apneia-hipopneia ≥15 eventos/hora pela poligrafia portátil (Embletta GoldTM); 2) medidas objtivas de DS por meio da actigrafia de pulso por 1 semana (Actiwatch 2TM); 3) marcadores de irregularidade do sono utilizando dados da actigrafia: Desvio padrão (DP) da DS; DP do inicio da latencia do sono; catch-up sleep (sono de recuperação no final de semana). A SM foi diagnosticada de acordo com o o National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III (NECP III), se pelo menos 3 dos 5 fatores estivessem presentes. Uma análise multivariada foi utilizada para determinar as associações independentes de irregularidade do sono com SM. Para OSA, o modelo foi ajustado para idade, sexo, raça, intensidade da atividade física, tabagismo, renda per capita, sonolencia excessiva, insonia, DS e variaveis do sono (irregularidade). Para DS e variaveis de irregularidade, austamos para os mesmos parametros demograficos e antropometicos mais a presença de AOS.
Resultados: Foram estudados 1.720 participantes (idade: 49±8 anos; 43.4/5 homens, 26.7% preencheram o diagnostico de SM; 33% possuiam AOS). A DS média foi de 394±59.0 minutos. Após ajustes, a AOS foi independentemente associada à SM, mesmo quando ajustada para DP da DS (OR: 2.50; IC 95%: 1,97; 3.17; p.<0.001); para DP da latencia para início do sono (OR: 2.49; IC 95%: 1.96; 3.15; p.<0.001) ou catch-up sleep (OR: 2.51; IC 95%: 1,98; 3.18; p.<0.001). Em contrapartida, não observamos associações significativas entre variaveis de irregularidade do sono e DS com SM.
Conclusão: A AOS, mas não a irregularidade do sono ou a DS, foi independentemente associada com a SM
Palavras-chave: apneia obstrutiva do sono, duração do sono, irregularidade do sono; sindome metabolica.