SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Deformação miocárdica sistólica (Strain) está comprometida em modelo translacional experimental animal de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEp)

André Timóteo Sapalo, Pedro de Oliveira Neto, Marcus Vinícius Simões, Denise Mayumi Tanaka, Eduardo Elias Vieira de Carvalho, Karine Pereira Rodrigues, Hugo Celso Dutra de Souza, Rubens Fazan, Minna Moreira Dias Romano
FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO - Ribeirão Preto - SP - BRASIL

 

Modelos experimentais animais podem simular Insuficiência Cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEp) através da hipertensão, obesidade e envelhecimento e permitir a exploração de mecanismos da disfunção miocárdica. Objetivos: analisar função ventricular esquerda (VE) por métodos de imagem cardiovascular não-invasivos e invasivos em modelo translacional de ICFEp. Métodos: Ratos Wistar-Kyoto (WKY) foram prospectivamente observados por 40 semanas (W) e comparados a ratos hipertensos (SHR) e SHR com obesidade (SHR-OBS) induzida por dieta de cafeteria. Em 4 momentos temporais (T0, 24W, 32W, e 40W) as variáveis peso, frequência cardíaca (FC), PAS (pressão arterial sistólica), PAD (pressão arterial diastólica) foram mensuradas. A função de VE foi avaliada pela ecocardiografia pelas variáveis: dimensão de átrio esquerdo (AE), dimensão diastólica final de VE (DDVE), espessura relativa miocárdica, FEVE, e deformação miocárdica (Strain) nos 3 eixos (GLS, GCS e GRS), além da medida da reserva de fluxo coronário (RFC) sob estresse com adenosina.  Medidas de curva de pressão intraventricular invasivas foram realizadas em 40W: pressão diastólica final de VE (PDFVE) e a constante diastólica (Tau) foram aferidas. Os resultados foram expressos como média e DP e efeitos do tempo vs grupos comparados com ANOVA de modelos mistos. Variáveis contínuas foram comparadas com testes de correlação de acordo com o apropriado (Pearson e Spearman) e a significância quando p<0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em experimentação animal. Resultados: Após 40Wo grupoSHR-OBS (n= 9) apresentou valores superiores de peso e os grupos, SHR e SHR-OBS apresentaram valores superiores de PAS e PAD que o WKY.  O grupo SHR-OBS apresentou valores superiores da PDFVE (p=0,0039) e elevação da constante Tau (p=0,04) que os demais grupos.   Ao longo do tempo, os gruposSHR-OBS e SHR apresentaram valores superiores de espessura relativa (p=0,0098), dimensões de AE (p<0,001), e redução da RFC (p=0,0025) comparados ao grupo WKY (Tabela 1).  O GCS foi progressivamente reduzido nos animais SHR e SHR-OBS comparados ao WKY (p<0,001) (Fig 1-A). GCS se correlacionou com a PDFVE (r=0,6529) (Figure 1-B) e Tau (r=0,5857) (Figure 1-C). Conclusões: O modelo translacional de ICFEp induziu disfunção miocárdica e comprometimento do GCS, embora com FEVE preservada. O GCS se correlacionou com a PDFVE e a constante Tau. A redução progressiva da RFC sugere componente de disfunção microvascular no mecanismo de disfunção miocárdica.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024