SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Otimizando a Segurança na UTI: Integrando Metodologia TWI para Gestão de Alarmes

ROSIANNE VASCONCELOS, VIVIAN VIEIRA RODRIGUES, SOELEN SILVA, FLAVIA CABRAL MAGLIA, FERNANDA MIIKI MUTA, FERNANDA DOS SANTOS MONTENEGRO, DEISE DE SOUZA SANTOS DE PAULA, RICARDO DANTAS
HOSPITAL DO CORAÇÃO - - SP - BRASIL

Introdução:

A gestão eficaz de alarmes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é fundamental para garantir a segurança dos pacientes em ambientes hospitalares críticos. Dada a complexidade e a importância dessa tarefa, é crucial implementar abordagens estratégicas que não apenas identifiquem os desafios na adesão à gestão de alarmes, mas também fortaleçam a capacidade da equipe em lidar com situações críticas de forma eficaz.

Nesse contexto, a Metodologia Training Within Industry (TWI) destaca-se como uma abordagem estruturada que visa melhorar a eficiência e a capacidade de resposta das equipes. Desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial para capacitar rapidamente a força de trabalho industrial, a TWI oferece um conjunto de princípios e práticas que se mostraram aplicáveis em diversas áreas, incluindo a saúde.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi aprimorar a segurança na UTI por meio da implementação da Metodologia Training Within Industry (TWI) na gestão de alarmes. Buscamos não apenas identificar os desafios na adesão à gestão de alarmes, mas também reforçar a habilidade da equipe em lidar com situações críticas.

Método:

Diante dos desafios identificados, optamos por implementar a Metodologia TWI como estratégia central. Utilizamos fichas de instrução de processo como suporte para orientar e apoiar o treinamento da equipe. Nosso enfoque não se limitou apenas à melhoria da adesão à gestão de alarmes, mas também visou fortalecer a capacidade da equipe em lidar com situações críticas. O treinamento foi ministrado de forma cuidadosa, e a matriz de habilidades tornou-se instrumental para avaliação e acompanhamento contínuo dos colaboradores, garantindo, assim, uma abordagem abrangente e eficaz na gestão de alarmes na UTI.

Conclusão:

 

Este trabalho destaca a relevância de abordagens integradas, como a Metodologia TWI, na promoção da segurança e eficácia operacional em ambientes hospitalares críticos, como a UTI. O sucesso dessa implementação sugere que estratégias semelhantes podem ser valiosas para otimizar processos e promover a excelência na prestação de cuidados intensivos.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024