SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Sarcoma da Artéria Pulmonar avaliado por Ressonância Magnética Cardiovascular

Kevin Rafael De Paula Morales, Eduardo Kaiser Ururahy Nunes Fonseca, André Vaz, Rafaela Vieira Franklin Tapias, Orival Freitas, Fabio, Carlos Eduardo Rochitte
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

 

Sarcoma da Artéria Pulmonar Avaliado por Ressonância Magnética Cardiovascular

Introdução:

A ressonância magnética cardiovascular desempenha um papel fundamental na caracterização de lesões cardíacas complexas, fornecendo informações cruciais sobre sua localização, tamanho e características de intensidade de sinal. 

Relato de caso:

Uma paciente do sexo feminino, de 55 anos, procurou o departamento de emergência com dispneia súbita e cianose. Foi realizada uma angiotomografia pulmonar sugerindo tromboembolismo, enquanto o ecocardiograma revelava hipertensão pulmonar e disfunção ventricular direita. Apesar do tratamento inicial para tromboembolismo, não houve melhora, o que motivou uma investigação adicional com ressonância magnética.

As imagens revelaram uma massa heterogênea e lobulada situada ao nível do plano da válvula pulmonar. Essa massa apresentava aspecto móvel nas imagens de cine e causava uma redução significativa na luz do tronco pulmonar, resultando em aceleração exuberante do fluxo local e um componente obstrutivo substancial. As dimensões eram de aproximadamente 34 x 22 x 22 mm.

Como parte do diagnóstico diferencial e baseado na carcaterização tecidual, considerações foram feitas em relação a mixoma, fibroelastoma, ou mesmo lesões de origem sarcomatosa.

Posteriormente, a paciente foi submetida à excisão cirúrgica do tumor, precisando de reconstrução da artéria pulmonar com patch pericárdico, substituição da válvula pulmonar e ampliação do trato de saída do ventrículo direito. O exame anatomopatológico revelou a presença de um sarcoma intimal na artéria pulmonar.

Conclusão:

A abrangência da RM permite uma avaliação detalhada de lesões cardíacas, facilitando uma compreensão mais completa de suas características. Neste caso particular, as informações obtidas desempenharam um papel crucial não apenas no diagnóstico, mas também na definição da abordagem cirúrgica para uma excisão eficaz do tumor.

 

Figura 1: As imagens da massa exibiram intensidade de sinal heterogênea, aparecendo predominantemente isointensa em relação ao miocárdio nas imagens em cine (A) e hiperintensa na sequência Triple IR (B). Nas sequências de realce tardio, demonstrou realce heterogêneo, apresentando áreas de baixo sinal (C). Notavelmente, esse achado persistiu na sequência com tempo de inversão para trombo (TI 600 ms), sugerindo um componente de trombo associado.

 

 

 

Figura 2: Achados cirúrgicos macroscópicos revelam uma massa no plano da valva pulmonar, estendendo-se em direção aos ramos pulmonares.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024