Introdução: A tirzepatida (TZP), um novo agonista dos receptores GIP/GLP-1 semanal, reduziu significativamente o conteúdo de gordura hepática (LFC ou liverfatconten) e os volumes de tecido adiposo subcutâneo visceral e abdominal (VAT ou visceral abdominal tissuee ASATouabdominal subcutaneous adipose tissueT) versus insulina degludeca em uma subpopulação de pacientes no estudo de fase 3 SURPASS-3 . Esta análise post-hoc avaliou as alterações desde o início até à Semana 52 nestes desfechos e outros parâmetros clínicos e laboratoriais em pacientes tratados com TZP que atingiram ou não normoglicemia (HbA1c <5,7%) na Semana 52.
Método: Os volumes de LFC, VAT e ASAT foram avaliados com ressonância magnética antes da randomização e na semana 52 em pacientes com diabetes tipo 2 inadequadamente controlada com metformina com/sem inibidor do cotransportador de sódio-glicose 2 (SGLT-2i) que nunca fizeram o uso de insulina e índice de fígado gorduroso ≥60 no início do estudo. As análises utilizaram dados agrupados de todos os braços do TZP (5, 10 e 15 mg).
Resultados: Os pacientes que atingiram HbA1c <5,7% eram ligeiramente mais jovens e tinham HbA1c basal e VAT mais baixos do que aqueles que não atingiram HbA1c <5,7%. Reduções substanciais nos volumes de LFC,VAT e ASAT, peso, HbA1c e melhora geral no perfil lipídico foram observadas em ambos os subgrupos de pacientes (Tabela). Entre os pacientes que atingiram HbA1c <5,7% e ≥5,7%, respectivamente, 56% e 27% alcançaram LFC<6%, e 91% e 64% alcançaram redução de ≥30% no LFC.
Conclusão: Em pacientes tratados com TZP, as alterações no LFC,VATe ASATe lipídios foram mais pronunciadas naqueles que atingiram normoglicemia nesta análise pós-hoc.
Anteriormente submetido à Associação Americana de Diabetes - 83ª Sessão Científica Anual (ADA 2023)