SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

ANÁLISE DAS METAS E DESFECHO CLÍNICO EM UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDIACA, PULMONAR E METABÓLICA

Sidnei Ricardo Nobre Bernardes, Barbara Mendes de Santi, Leticya Garcia Almeida, Laura Dutra Carraro, Natalia Mercier Marcheto, Carlos Alberto Cordeiro Hossri, Jadna Helena dos Santos Franca, Alexandre Abla, Ana Lucia Capucho Lorena Abrahao, Siomara Tavares Fernandes Yamaguty
HOSPITAL DO CORAÇÃO - - SP - BRASIL

 

ANÁLISE DAS METAS E DESFECHO CLÍNICO EM UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDIACA, PULMONAR E METABÓLICA

Introdução: Os benefícios da Reabilitação Cardíaca, pulmonar e metabólica (Rcpm) demonstram reduções da morbimortalidade, taxa de hospitalização e ganho de qualidade de vida, justificando a enfática recomendação das sociedades médicas. A Rcpm é dividida em fases 4, sendo a fase 2 a pós alta hospitalar. O sucesso da Rcpm depende da convergência de fatores, e dentre eles está o engajamento do paciente. O termo ENGAJAMENTO, envolve a participação ativa do paciente na decisão e cumprimento de metas. Assim, o paciente se torna mais um elo da cadeia do cuidado e deixa de ser “paciente” e passa a ser um ponto “ativo” no processo da reabilitação. O progresso do paciente ao longo do programa de Rcpm deve estar atrelado à definição de metas “alcançáveis” e que estas sejam atingidas em um intervalo de tempo pré-definido, culminando no desfecho clínico favorável. Neste sentido, o paciente é parte pujante na definição das metas e cabe à equipe de profissionais fornecer meios para que o paciente a atinja, através da prescrição de um programa de reabilitação. As metas são quantitativas e definidas após avalição do paciente baseada em suas necessidades e queixa principal. No objeto deste estudo, o paciente é encorajado a cumprir sua meta em até 8 sessões. Porém não são todos pacientes que cumprem a meta e devemos considerar que existem fatores prévios que podem prejudicar e/ou limitar o cumprimento das mesmas e por consequência gerar o insucesso de desfecho clínico.

 

Métodos: Trata-se de um estudo descritivo observacional retrospectivo. O objetivo é apresentar as causas de insucesso no cumprimento de metas e desfecho clínico dos pacientes inseridos em um programa de Rcp.

 

Resultados: 1.125 pacientes foram atendidos no período de janeiro a dezembro de 2023. Destes 965 possuíam META DEFINIDA e 160 somavam os pacientes em “fase adaptiva” ou “aguardavam definição de nova meta”. Dos 965 pacientes com META DEFINIDA, 548 pacientes estavam aguardando o cumprimento de meta no período, 360 pacientes cumpriram as metas e 57 pacientes não atingiram a meta, conforme dados da Tabela 1.

 

Conclusão: Concluímos que todos os pacientes se engajaram no cumprimento de suas metas, porém 18 % (57) destes não evoluíram em suas metas e as causas relacionadas ao não cumprimento de metas estão apresentados no Gráfico 1. O “grupo de metas alcançadas” esta apresentado no Gráfico 2.

 

 

 

 

 

 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024