SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Sex difference: Análise descritiva da população do sexo feminino e masculino acometida por infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST)

Fernanda de Souza Cunha, Caroline Russo Ferreira, Siomara Yamaguti, Vivian Vieira Rodrigues, Rosianne de Vasconcelos, Daniella Cristina Bueno Iozzi, Adilson Santos Andrade Junior
HOSPITAL DO CORAÇÃO - - SP - BRASIL

Sex Difference:Análise descritiva da população do sexo feminino e masculino acometida por infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST(IAMCSST). Introdução: Em todo o mundo, a doença arterial coronariana (DAC) está se tornando a principal causa de morte em mulheres. Compreender a apresentação da doença, os fatores associados e o manejo dessa população quando comparada a  população masculina, é passo fundamental para melhores propostas terapêuticas e desfechos. Objetivo: caracterizar a população feminina e masculina diagnosticada com IAMCSST no ano de 2023 em um hospital privado em São Paulo. Método: análise descritiva, retrospectiva, com resultados em números absolutos, porcentagem, média e desvio padrão. Resultados: durante o período, foram acompanhadas 10 mulheres e 32 homens. De modo geral, os grupos se mostraram semelhantes em relação às comorbidades. Quando observado hábitos e vícios, nenhum homem era tabagista ativo, enquanto 30% das mulheres referiram uso de tabaco pesado (> 10 cigarros/dia). Em relação à apresentação clínica da doença, o grupo também se assemelhou. 87% dos homens e 80% das mulheres apresentou dor típica e de intensidade semelhante, sendo dor escore 7 nos homens e 7,7 pela escala verbal numérica nas mulheres, contradizendo a literatura que, em sua maioria, retrata mulheres com queixas não típicas de IAM. A principal diferença entre os grupos se reflete na diferença da média de idade entre os grupos, sendo 66 anos para os homens (±12,4) e 75 anos para as mulheres (±11,9). Outra diferença observada, e esta a mais alarmante, foi o percentual de óbitos nos grupos. Entre os homens diagnosticados com IAMCSST,  nenhum evoluiu a óbito, enquanto no outro grupo, 10% das mulheres tiveram o desfecho desfavorável. Conclusão: apesar do grupo de homens e mulheres com infarto com supra se assemelharem em relação a apresentação da doença e aos fatores de risco observa-se contraste no fator idade e mortalidade, sendo a última maior no grupo das mulheres. Com isso, afirma-se que as mulheres devem ser cada vez mais incluídas em grandes estudos, e que, para além dos fatores de riscos, demais estudos possam caracterizar essa população em busca da compreensão do desfavorável desfecho apresentado pelo grupo.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024