Introdução: Uma rede internacional de pesquisa em enfermagem cardiotorácica e profissionais aliados intitulada CONNECT foi criada para expandir as oportunidades de pesquisa e apoiar pesquisadores clínicos, acadêmicos de enfermagem e demais profissionais de saúde engajados em pesquisa colaborativa global e internacional. Contudo, é necessário expandir e divulgar a nova iniciativa, enfatizando sua singularidade e valor potencial. Desta forma, utilizou-se a Intervention Mapping Theory (IMT) para desenvolver e implementar uma campanha no Twitter com o objetivo de aumentar a notoriedade da marca através de mensagens de comunicação que reforcem a presença desta rede virtual de investigação, sua missão, bem como os valores fundamentais. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma campanha no Twitter no aumento do conhecimento da marca, melhorando a familiaridade do usuário e aumentando a adesão.
Métodos: Um desenho de pós-teste quase experimental de grupo único foi usado para examinar a eficácia de uma campanha do Twitter no aumento do número de impressões e número de engajamentos.
Resultados: A estratégia de mídia social consistiu em um conjunto de conteúdos com foco publicitário que foram publicados por meio de tweets diários, de segunda a sexta-feira, durante um período de 40 dias, entregues em diferentes intervalos de tempo. Esta estratégia de mídia social aumentou o número de seguidores do CONNECT no Twitter, o número de visualizações de tweets e demonstrou uma taxa de impressão de 66,1%. Além disso, o número total de engajamentos foi de 4.954,2, com uma taxa de engajamento de 3,9%. Os resultados mostraram fortes correlações positivas entre 1. número de impressões e número de retuítes (r = 0,76, p < 0,001); 2. número de impressões e número de curtidas (r = 0,77, p < 0,001); e 3. número de impressões e número de cliques em URL (r = 0,78, p < 0,001).
Conclusão: Os resultados deste estudo demonstraram que a campanha no Twitter foi eficaz no aumento do conhecimento da marca, pois proporcionou um aumento significativo no número de seguidores, aumentou a taxa de impressão e a taxa de engajamento.