Introdução: A Lesão Renal Aguda Induzida por Contraste (LRA-IC) representa um desafio intrínseco à Intervenção Coronária Percutânea (ICP). Neste contexto, o novo escore de estratificação de risco pré-procedimento de Mehran (2021), uma iteração aprimorada do escore original de Mehran (2004), emerge como uma ferramenta promissora. No entanto, sua eficácia específica em pacientes com Síndrome Coronariana Aguda (SCA) carece de análises.
Objetivo: Avaliar o desempenho do escore de risco Pré-procedimento de Mehran em comparação com o Mehran Original em pacientes submetidos à ICP após SCA.
Métodos: Coorte prospectiva de pacientes com SCA submetidos à ICP em um hospital universitário em São Paulo, Brasil, entre outubro de 2019 e fevereiro de 2021, com acompanhamento de uma semana. O escore de Mehran pré-procedimento, que não utiliza dados do volume de contraste, foi empregado, e o escore original de Mehran foi usado para comparação sistemática dos resultados. A confiabilidade foi avaliada pela Correlação Intraclasse. A Curva Característica de Operação do Receptor (ROC) e a área sob a curva ROC (AUC-ROC) foram empregadas. O teste DeLong foi utilizado para verificar a presença de diferenças discriminativas entre os escores. O p valor assumido foi de 5%.
Resultados: Uma população de 192 pacientes foi analisada, com incidência de LRA-IC de 33% (n=64). A LRA-IC foi associada à idade avançada, hipertensão arterial, doença renal crônica, troponina T de admissão, instabilidade hemodinâmica, hemoglobina sérica reduzida e a pontuação elevada para ambos os escores [P<0,05 para todos]. Os escores apresentaram boa concordância entre si [ICC:0,603;p<0,001]. O Mehran Original estratificou mais precisamente a LRA-IC, sensibilidade de até 85,94% e especificidade de até 60,16%, em comparação com 50% e 75% para o Mehran Pré-procedimento, respectivamente. A análise da diferença da AUC-ROC computou significância [p=0,035] entre os desempenhos dos escores, sendo o Mehran Original mais acurado do que o Mehran Pré-procedimento [AUC-ROC:0,728vs0,639, respectivamente].
Conclusão: Variáveis sociodemográficas, clínicas e laboratoriais estavam relacionadas à LRA-IC. O Mehran Original exibiu métricas mais consistentes para discriminação de LRA-IC. Apesar da menor capacidade discriminativa para LRA-IC do Mehran Pré-procedimento, este escore ainda se mostra um bom preditor clínico prático e útil para avaliar o risco de LRA-IC em pacientes com SCA. Descritores: Lesão Renal Aguda; Meios de Contraste; Intervenção Coronária Percutânea; Síndrome Coronariana Aguda.