SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Avaliação do Strain Longitudinal Global e do Trabalho Miocárdico pela Ecocardiografia em Pacientes com Endomiocardiofibrose.

Gardênia da Silva Lobo Oishi, Ruiza Gonçalves Rocha, Luis Miguel Guerrero Cepeda, José Eduardo Krieger, Fabio Fernandes, Viviane Tiemi Hotta
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: Endomiocardiofibrose (EMF) é uma cardiomiopatia restritiva de etiologia desconhecida e prognóstico reservado, prevalente em países subdesenvolvidos. Caracteriza-se por depósitos de tecido fibroso no subendocárdio e no miocárdio subjacente. O ecocardiograma transtorácico (ETT) é um método importante na avaliação diagnóstica e prognóstica da EMF. Entretanto, não há estudos sobre a utilização do ETT para análise do Strain longitudinal global (GLS) e Trabalho Miocárdico pela técnica de Speckle Tracking em pacientes com EMF. Este estudo visa analisar a aplicabilidade do GLS biventricular e Trabalho Miocárdico do ventrículo esquerdo pelo Speckle Tracking em pacientes com EMF.

Métodos: Pacientes com diagnóstico de EMF maiores de 18 anos e em acompanhamento no ambulatório da Unidade Clínica de Miocardiopatias do Instituto do Coração-HC-FMUSP foram submetidos a um ETT convencional para análise morfológica e funcional cardíaca, além da avaliação do GLS biventricular e Trabalho Miocárdico do ventrículo esquerdo pelo Speckle Tracking.

Resultados: Neste estudo, foram analisados 22 pacientes portadores de EMF; os parâmetros demográficos e ecocardiográficos estão detalhados na tabela 1. A fração de ejeção média do ventrículo esquerdo pelo método de Simpson foi de 58,1 ± 3,2 %. O GLS do ventrículo esquerdo apresentou-se reduzido nos pacientes com EMF (14,5 ± 1,6). Na avaliação do Trabalho Miocárdico, foi observada redução dos valores de índice global de trabalho miocárdico (GWI: 1405 ± 252 mmHg%), trabalho construtivo (GWC: 1837± 248 mmHg%) e eficiência miocárdica (GWE: 85,7 ± 2,9 mmHg%), além de aumento do trabalho gasto (GWW: 275 ± 50 mmHg%). Com relação ao GLS do ventrículo direito, houve redução dos valores globais (17,3 ± 2,2) e de parede livre (19,1 ± 3,1).

 

Conclusão: Métodos avançados de análise da mecânica cardíaca como o Trabalho Miocárdico e GLS pelo Speckle Tracking são ferramentas promissoras no seguimento de pacientes com EMF, podendo caracterizar alternativas viáveis para predizer disfunção miocárdica precoce.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024