Introdução: Endomiocardiofibrose (EMF) é uma cardiomiopatia restritiva de etiologia desconhecida e prognóstico reservado, prevalente em países subdesenvolvidos. Caracteriza-se por depósitos de tecido fibroso no subendocárdio e no miocárdio subjacente. O ecocardiograma transtorácico (ETT) é um método importante na avaliação diagnóstica e prognóstica da EMF. Entretanto, não há estudos sobre a utilização do ETT para análise do Strain longitudinal global (GLS) e Trabalho Miocárdico pela técnica de Speckle Tracking em pacientes com EMF. Este estudo visa analisar a aplicabilidade do GLS biventricular e Trabalho Miocárdico do ventrículo esquerdo pelo Speckle Tracking em pacientes com EMF.
Métodos: Pacientes com diagnóstico de EMF maiores de 18 anos e em acompanhamento no ambulatório da Unidade Clínica de Miocardiopatias do Instituto do Coração-HC-FMUSP foram submetidos a um ETT convencional para análise morfológica e funcional cardíaca, além da avaliação do GLS biventricular e Trabalho Miocárdico do ventrículo esquerdo pelo Speckle Tracking.
Resultados: Neste estudo, foram analisados 22 pacientes portadores de EMF; os parâmetros demográficos e ecocardiográficos estão detalhados na tabela 1. A fração de ejeção média do ventrículo esquerdo pelo método de Simpson foi de 58,1 ± 3,2 %. O GLS do ventrículo esquerdo apresentou-se reduzido nos pacientes com EMF (14,5 ± 1,6). Na avaliação do Trabalho Miocárdico, foi observada redução dos valores de índice global de trabalho miocárdico (GWI: 1405 ± 252 mmHg%), trabalho construtivo (GWC: 1837± 248 mmHg%) e eficiência miocárdica (GWE: 85,7 ± 2,9 mmHg%), além de aumento do trabalho gasto (GWW: 275 ± 50 mmHg%). Com relação ao GLS do ventrículo direito, houve redução dos valores globais (17,3 ± 2,2) e de parede livre (19,1 ± 3,1).
Conclusão: Métodos avançados de análise da mecânica cardíaca como o Trabalho Miocárdico e GLS pelo Speckle Tracking são ferramentas promissoras no seguimento de pacientes com EMF, podendo caracterizar alternativas viáveis para predizer disfunção miocárdica precoce.