Introdução:
Um novo acesso arterial distalmente à artéria radial através da tabaqueira anatômica foi recentemente descrito para procedimentos intervencionistas coronários. No entanto, não há dados suficientes comparando as vantagens e limitações do acesso radial distal (ATRd), acesso radial convencional (ATR) e acesso transfemoral (ATF). O objetivo deste estudo foi comparar os três locais de acesso em relação à dor local e complicações durante ou após procedimentos intervencionistas coronarianos.
Métodos:
Este estudo prospectivo observacional unicêntrico incluiu 211 pacientes submetidos a cateterismo cardíaco ou intervenção coronária percutânea, divididos em três grupos: ATRd (n=69), ATR (n=71) e ATF (n=71). O local de acesso foi escolhido a critério de três operadores. Nós administramos um questionário a todos os pacientes, abordando dor ou desconforto local durante ou após o procedimento e a ocorrência de possíveis complicações como palidez distal, sangramento local e coloração roxa no local do acesso.
Resultados:
Dor no local de acesso durante o procedimento foi relatada com maior frequência no grupo ATR (ATRd 15,9% vs. ATR 32,4% vs. ATF 15,5%). Não houve diferenças na ocorrência de dor local após o procedimento em todos os três grupos (29,6% no grupo ATRd, 28,2% no grupo ATR e 26,8% no grupo ATF). A intensidade da dor, quando ocorreu, foi maior no grupo ATRd (ATRd 5,8 vs. ATR 4,8 vs. ATF 4,6 em uma escala de 1 a 10), assim como a sua duração (ATRd 13,7 vs. ATR 7,6 vs. ATF 8,2 dias). Apenas dois eventos hemorrágicos locais foram relatados, ambos no grupo ATF. Não foram registradas complicações maiores.
Conclusões:
A ocorrência de dor local no local da punção após procedimentos intervencionistas coronarianos não diferem entre os três grupos. O grupo ATRd apresentou menor incidência de dor durante o procedimento quando comparado ao ATR e menor incidência de cor roxa quando comparado ao ATF. No entanto, a intensidade e a duração da dor foram maiores no grupo ATRd quando a dor foi relatada. Utilizar o ATRd para procedimentos coronarianos é uma estratégia viável e segura em casos selecionados.