SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO AOS PACIENTES INTERNADOS EM FILA ÚNICA DE TRANSPLANTE CARDÍACO

Zípora Hadassa Ferreira Emidio, Sérgio Henrique Simonetti, Nadja Van Geen Poltronieri
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

Introdução Em 2023, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) somaram mais de 200mil mortes no Brasil. Dentre elas, as doenças cardiovasculares, em particular a Insuficiência Cardíaca (IC), destacando-se como a principal causa com mais de 11mil óbitos. A IC é uma síndrome complexa caracterizada pela capacidade cardíaca inadequada de bombear sangue e classificada de acordo com a fração de ejeção do ventrículo esquerdo, gravidade dos sintomas e sua progressão. Embora seja uma opção terapêutica indicada para casos avançados, o Transplante Cardíaco (TxC) enfrenta desafios como escassez de órgãos e longo tempo de espera.  

Métodos Trata-se de um estudo descritivo acerca de atividade proposta na enfermaria de um hospital especializado em cardiologia em São Paulo. Como método de avaliação quantitativa foi aplicada a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS), e em profundidade, análise de conteúdo através de jogos interativos representados pelo tema festa junina composto com perguntas, respostas e informações sobre a equipe de TxC. Na escala HADS o paciente indica a presença e frequência dos sintomas ao responder 14 questões com 4 opções que variam de 0-3 pontos, refletindo a intensidade dos sintomas. Assim, o score total varia de 0-21, sendo: 0-7(improvável), 9-11(possível) e 12-21(provável). 

Resultados A partir do diagnóstico situacional, foram identificadas as necessidades e vulnerabilidades dos pacientes internados à espera do TxC. Foram selecionados 6 pacientes inseridos na fila de espera que necessitaram de internação há mais de 30 dias por complicações do quadro clínico. Todos apresentaram pontuação maior nos itens correspondentes aos sinais de ansiedade. Apesar da escala ter como objetivo a avaliação dos níveis de ansiedade e depressão, não pode ser utilizada de forma isolada para confirmação do diagnóstico, uma vez que é uma contraindicação à realização do TxC, mas pode ser utilizado como ferramenta de avaliação complementar. 

Conclusões Ao analisarmos as representações sociais, foi possível identificar os significados atribuídos ao TxC,sua influência nas interações sociais e no papel do paciente na sociedade. Foram investigadas estratégias de adaptação e enfrentamento dos pacientes diante dos desafios pré-transplante. O TxC exige não apenas habilidades cirúrgicas avançadas, mas uma abordagem interdisciplinar que considere aspectos clínicos, emocionais e sociais. A equipe multidisciplinar desempenha um papel crucial promovendo cuidados abrangentes e contribuindo para o bem-estar do paciente. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024