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Construção e validação de conteúdo de vídeos educativos para crianças hipertensas em tempos de COVID-19

Zípora Hadassa Ferreira Emidio, Letícia Cristina Pereira Coelho , Ana Carolina Queiroz Godoy Daniel, Mayara Rocha Siqueira Sudré, Eugenia Velludo Veiga
EERP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto - SP - BRASIL, INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - USP - SP - SÃO PAULO - SP - BRASIL

Introdução A Hipertensão Arterial (HA), caracterizada pelo aumento sustentado da Pressão Arterial (PA), representa um importante fator de risco para doenças cardiovasculares (DCV). No Brasil, a prevalência de HA na infância varia de 3-5%, associada a fatores como histórico familiar, sedentarismo e obesidade. Estudos indicam que crianças com DCV têm maior risco de complicações graves da COVID-19. A taxa de mortalidade entre crianças brasileiras é considerada elevada, justificando a necessidade de instrumentos educativos digitais para informar esse público, promovendo o controle da HA, prevenindo infecções e estimulando o autocuidado. 

 

Métodos Trata-se de um estudo metodológico de construção e validação de materiais educativos no quesito conteúdo, composto por 5 etapas: 1) Análise e Planejamento; 2) Modelagem; 3) Implementação; 4) Avaliação e Manutenção e 5) Distribuição. A pesquisa bibliográfica, conduzida ao longo da elaboração do estudo, concentrou-se em temas relacionados HA e à COVID-19 na infância.  O público-alvo do projeto incluiu crianças em idade escolar, variando de 6 a 12 anos. 

 

Resultados O comitê de peritos que validaram o roteiro/storyboard e os vídeos foi composto por 8 membros, sendo 5 peritos de conteúdo responsáveis pela avaliação do conteúdo teórico e 3 peritos técnicos responsáveis pela análise do conteúdo audiovisual. Após a etapa de validação, os materiais foram reformulados e encaminhados novamente para serem avaliados uma vez por todos os peritos. O instrumento de validação utilizado na rodada foi o mesmo utilizado na , sendo adicionada apenas uma questão indagando se as alterações realizadas nos materiais foram eficientes para o aprimoramento da elaboração dos vídeos. Obteve-se 100% de respostas positivas e o índice de validação do conteúdo foi 1. 

 

Conclusões Os vídeos educativos produzidos mostraram-se válidos quanto ao conteúdo com potencial para promover o conhecimento de crianças hipertensas no contexto da COVID-19, sendo de acesso livre e podendo contribuir com a promoção de conhecimento simples e efetivo de crianças com HA e seus responsáveis quanto à doença, complicações, tratamento e a monitorização da PA em domicílio, bem como sobre meios de enfrentamento necessários diante da COVID-19, suas possíveis complicações e medidas de proteção que devem ser adotadas. Além disso, os materiais produzidos poderão contribuir para a educação em saúde para o controle da HA bem como para a melhora da qualidade de vida e o exercício da autonomia da criança sobre sua própria saúde. 

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