SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Cardiomiopatia de Takotsubo durante infecção do sistema nervoso central

Daniel Ricardo dos Santos Cruz, Joao Antonio Barbosa dos Santos, Maria Eduarda Ramos Magalhães, Sergio Diogenes Santos de Mendonça Filho, Bruno Rafael da Silva Lima
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - Recife - Pernambuco - Brasil

Introdução

A cardiomiopatia de Takotsubo é uma síndrome com patogênese ainda não totalmente compreendida, mas desencadeada, habitualmente, por estresse físico ou emocional intensos.

 

Relato de Caso

J.I.S.M, feminino, 79 anos, hipertensa e diabética, sem comorbidades cardíacas ou neurológicas, admitida no serviço após evento paroxístico de piscamento em olho direito e parestesia em face à direita, seguida de quadro confusional agudo, com afasia global transitória. Tal evento durou poucos minutos e teve completa resolução espontânea.

Realizou ressonância de encéfalo, com difusão negativa para isquemia aguda. Coletada amostra de líquido cefalorraquidiano (LCR), com presença de 30 células (50% linfócitos, 40% neutrófilos), sendo iniciado tratamento para encefalite infecciosa com ceftriaxona e aciclovir.

Chamou a atenção elevação de troponina nos exames de rotina de 66 para 2965 ng/L (valor de referência < 40ng/L) em intervalo de 12 horas, assim como dos demais marcadores de necrose miocárdica: CKMB 11,9 (VR < 3,38ng/mL) e CPK 649 U/L (VR < 135 U/L). O eletrocardiograma apresentava bloqueio de ramo direito, sem alterações isquêmicas. Nesse contexto, foi submetida a cineangiocoronariografia invasiva, sem evidência de ateromatose coronarina; ventriculografia esquerda com acinesia dos segmentos médio-apical e contratilidade basal preservada. Pela possibilidade de miocardite associada ao quadro de encefalite, a paciente foi submetida a ressonância magnética cardíaca, que não demonstrou fibrose, edema ou realce tardio miocárdico e mantinha de alteração de contratilidade do ventrículo esquerdo, achados compatíveis com Cardiomiopatia de Takotsubo. A paciente evoluiu com sinais clínicos de insuficiência cardíaca perfil B, sendo necessário tratamento com vasodilatador, betabloqueador e diurético.

 

Conclusão

A paciente em questão apresentou todos os critérios da clínica Mayo para cardiomiopatia de Takotsubo, sendo incomum o desenvolvimento desta síndrome no contexto de estresse agudo relacionado a processo infeccioso cerebral. O diagnóstico diferencial com síndrome coronariana aguda e miocardite assume particular importância na instituição de terapias centradas no suporte hemodinâmico.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024