SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

A INTERVENÇÃO PERCUTÂNEA COM STENT MELHORA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PACIENTES COM ESTENOSE DA ARTÉRIA DO RIM TRANSPLANTADO?

Custódio MS, Gustavo Liberalino da Nóbrega Santos, Frederico Molina Cohrs, Gustavo Rocha Feitosa Santos, Attilio Galhardo, Ana Carolina Buso Faccinetto, Helio Tedesco-Silva, José Medina Pestana, Adriano Henrique Pereira Barbosa
UNIFESP - Univers. Federal de São Paulo - São Paulo - SP - BRASIL

1.    Introdução

A principal causa vascular de disfunção do enxerto renal é a estenose da artéria do rim transplantado (EART). A hipertensão arterial grave refratária ao tratamento é a manifestação clínica mais frequente. A despeito da intervenção percutânea da artéria do rim nativo não ter sido eficaz na redução de eventos, questiona-se se a intervenção percutânea da EART seria capaz de reduzir a pressão arterial.

2.    Métodos

Estudo Retrospectivo de pacientes submetidos à Intervenção Percutânea com Stent da EART no Período de 2007-2014 através de dados armazenados na plataforma REDcap/EPM. Os desfechos analisados foram pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD), creatinina e taxa de filtração glomerular (TFG) com 1 mês e 1 ano, classe e quantidade de anti-hipertensivos utilizados antes do procedimento e no seguimento tardio.

3.    Análise Estatística

Para a análise estatística, foi feita uma estatística descritiva para a tabela 1. Para as variáveis de desfecho, foi realizado um estudo de normalidade (teste de Shapi-Wilk) e posterior aplicação do teste Mann-Whitney. Foi usado o software STATA v.17.0 para as análises.

Resultados

Conclusões

A intervenção percutânea com Stent de pacientes com EART foi eficaz na redução dos níveis de PAS, PAD, creatinina e TFG. Entretanto não houve modificação no número de anti-hipertensivos utilizados no seguimento tardio.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024