SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Valor Prognóstico do Strain do Átrio Esquerdo para a Incidência de Fibrilação Atrial: Revisão Sistemática e Meta-Análise de Análises Ajustadas Multivariáveis

PAULA CORREA NOGUEIRA, Djinane S. Zerlotto, Francisco C. A. Moraes, Isabelle B. Donadon, Maria Eduarda C. Souza, Buena Aziri Sarajevo, Frans Serpa, Carlos Alberto Campello
Grupo Fleury - Sao Paulo - SP - Brasil

Introdução: O aumento do átrio esquerdo é um fator de risco conhecido para a fibrilação atrial, condição com prevalência crescente que pode levar a complicações como acidente vascular cerebral isquêmico, insuficiência cardíaca e morte. No entanto, a capacidade de prever a fibrilação atrial a partir da avaliação da strian do átrio esquerdo permanece incerta.

Métodos: Realizamos uma meta-análise de efeitos randômicos para investigar se alterações na função atrial esquerda analisadas pelo método de strain (nas funções reservatório, conduto e bomba) podem servir como indicadores preditivos para FA em indivíduos sem história prévia de FA ou isquemia cerebral. Realizamos pesquisa sistemática nas bases de dados do Medline, Embase e Cochrane. A análise estatística foi realizada com RevMan 5.4.1. Calculamos odds ratios (OR) e hazard ratios (HR) ajustadas multivariáveis para a incidência de FA associada a cada decréscimo de 1% nas respectivas métricas.

Resultados: Incluímos 6 estudos com um total de 6.526 participantes, dos quais 3.481 (53%) eram mulheres. A idade média foi de 64 anos, e o tempo médio de acompanhamento variou de 2 a 16 anos. A incidência de fibrilação foi de 659 (9%). Análises ajustadas multivariáveis mostraram que cada redução de 1% nos valores de PALS e PACS estava associada a um aumento da incidência de fibrilação ao longo do tempo, com Hazard Ratio de 1,05 (IC 95% 1,02-1,08; p=0,001; Figura 1A) e 1,06 (IC 95% 1,05-1,08; p<0,001; Figura 1B), respectivamente.

Conclusão: Nossa meta-análise indica uma associação significativa entre os parâmetros de strain do átrio esquerdo e um aumento na incidência de fibrilação atrial ao longo do tempo, independentemente de outros fatores de risco tradicionais.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024