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Ambiente Virtual de Aprendizagem para Treinamento em Suporte Básico de Vida: Melhorando a Retenção de Conhecimentos em Enfermagem

Renata Roberta Dantas Silva, Débora Costa Gomes Coelho, Daniel Oliveira Dantas, Paloma Keisy da Silva Almeida, Mayara Santos Cavalcante, Jussiely Cunha Oliveira, Marcos Alecio Bispo de Andrade, Juliana de Lima Lopes, Eduesley Santana Santos
UNIV Federal de Sergipe UFS - Lagarto - SE - BRASIL, UNIFESP - Univers. Federal de São Paulo - São Paulo - SP - BRASIL

Introdução: O emprego de ferramentas tecnológicas, como vídeos e websites, tem-se mostrado eficaz na facilitação da aprendizagem, podendo até superar os métodos convencionais. Recomenda-se integrar essas práticas virtuais às presenciais para um desenvolvimento completo das habilidades (Mori et al., 2011). Objetivo: Este estudo tem como principal objetivo a criação de um website para auxiliar parte do treinamento teórico de enfermeiros sobre suporte básico de vida em ambiente hospitalar. Métodos: O treinamento segue as diretrizes da American Heart Association (AHA), conforme o "Manual do Profissional de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular" em português (2020), abrangendo temas como parada cardiorrespiratória (PCR), reconhecimento dos sinais de PCR, ritmos cardíacos e elementos essenciais para uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP) de qualidade. O estudo, com delineamento quase-experimental, ocorreu em instituições hospitalares em Sergipe. Um website e videoaulas foram desenvolvidos para oferecer treinamento em RCP, combinando tecnologia com prática simulada. Os participantes realizaram pré-testes, pós-testes imediatos e pós-testes finais (30 dias após o treinamento). Análises estatísticas: Os testes téoricos e práticos do treinamento foram analisados utilizando o Shapiro-Wilk, Wilcoxon e McNemar. O website hospedou o treinamento teórico, ministrado por videoaula elaborada pelos pesquisadores, incluindo testes teóricos e práticos. Embora o treinamento tenha sido presencial, o conteúdo foi disponibilizado em ambiente virtual de aprendizagem para acesso contínuo. Resultados: O website foi criado para complementar o treinamento, oferecendo acesso a videoaulas e avaliações teóricas. Mostrou-se funcional e acessível, possibilitando um treinamento eficaz, fornecendo informações, materiais de estudo e avaliações. A utilização do website para aplicação de testes teóricos proporcionou flexibilidade, facilitando o acesso aos recursos educativos. O estudo buscou otimizar o treinamento, priorizando o desenvolvimento das habilidades práticas. Conclusões: Inovações tecnológicas, como videoaulas e websites interativos, visam melhorar a retenção de conhecimentos e habilidades na equipe de enfermagem, contribuindo para uma resposta eficiente em emergências cardiovasculares. O Treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar, desenvolvido pela Universidade e hospitais locais, demonstrou ser bem-sucedido, beneficiando a formação contínua dos profissionais.

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