Introdução:A ultrassonografia realizada por enfermeiros a beira leito tem sido uma prática recente devido a resolução do COFEN 679/2021 e, ampliando o olhar clínico ao exame físico e à prática de procedimentos guiados. Contudo ainda não há na literatura exigências sobre quantidade de exames para proficiência por profissionais não médicos.Objetivo: analisar níveis de confiabilidade teste-reteste de medidas do diâmetro da veia cava de pacientes adultos de pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca por acadêmicos de enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, observacional, e transversal de natureza quantitativa. A amostra foi composta por nove pacientes de pós operatório de cirurgia cardíaca imediato. Por tratar-se de um exame ainda em curva de aprendizagem pelas acadêmicas, foram efetuadas três medidas da veia cava inferior, a fim de se obter uma média final e posterior análise de confiabilidade. O tratamento estatístico se deu a partir dos testes de confiabilidade das medidas “teste-reteste”e teste de ICC para analise de confiabilidade de medidas. Resultado: Os resultados revelaram que a confiabilidade foi “boa” a “excelente” e significativa (p<0,05) apenas para as medidas de diâmetro maior e menor, o que não foi observado para a variação do diâmetro (p>0,05). Portanto, infere-se que a realização para medida do diâmetro por acadêmicos de enfermagem em um pós operatório de cirúrgica cardíaca é confiável. Não houve diferenças obtidas nas 3 medidas quanto no valor médio. Pode-se então, na prática clínica, utilizar-se tanto valores de uma única avaliação quanto a média de 3 mensurações.Conclusão: Foi possível concluir que a medição do diâmetro pelas acadêmicas de enfermagem neste cenário foi confiável, com baixo tempo de curva de aprendizagem e é valido na prática clínica, utilizar tanto valores de uma única medição quanto a média de 3 mensurações neste cenário. Portanto, reafirma-se o ineditismo da temática e o fomento para futuros estudos mais aprofundados, assim como a reflexão sobre a possibilidade de inserção da temática ainda na graduação.