SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

A Importância da Educação em Serviço na Formação de Técnicos de Enfermagem em Eletrocardiograma: Experiência Prática de um Enfermeiro

Keyler Emmanuel dos Santos Lopes, Vitor Latorre Souza, Sergio Henrique Simonetti
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

Introdução: O exame Eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta essencial para o diagnóstico cardíaco em diversos cenários clínicos. Com 12 derivações, proporciona uma representação tridimensional da atividade elétrica cardíaca. Reconhecido como o método padrão ouro para diagnosticar arritmias e distúrbios cardíacos, o ECG também revela condições isquêmicas coronarianas e efeitos de medicamentos. Apesar de amplamente difundido em programas de educação em saúde, a realização do ECG por membros da equipe de enfermagem é respaldada por normativas, exigindo capacitação adequada. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada enquanto enfermeiro no processo de elaboração e execução de uma intervenção educativa teórico/prática sobre a prática da execução do eletrocardiograma para técnicos de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a atuação do enfermeiro em um hospital de nível terciário da cidade de São Paulo, referência em cardiologia. O processo envolveu uma abordagem teórico-prática com a utilização de diversas ferramentas educacionais. O enfermeiro desenvolveu a aula, incorporando apresentações multimídia, simulações práticas com equipamentos reais e a realização de exercícios práticos. A seleção da amostra de técnicos de enfermagem foi por conveniência, e a avaliação do impacto da aula incluiu observação direta, feedback imediato e questionários de avaliação preenchidos pelos participantes antes e após a intervenção educacional. Resultados: Evidenciou-se que a diversificação de ferramentas educacionais foi fundamental para o engajamento dos técnicos de enfermagem na aula sobre a execução do ECG. A utilização de apresentações multimídia facilitou a compreensão dos conceitos teóricos, enquanto as simulações práticas permitiram uma aplicação imediata do conhecimento adquirido. Os participantes destacaram a relevância da abordagem prática, indicando uma melhora significativa na compreensão das técnicas e na confiança para executar o procedimento. Conclusão: A experiência vivenciada permitiu refletir, aplicar e descrever a atuação do enfermerio quanto o seu papel de educador, além de se aprofundar em uma temática importante para a cardiologia como o eletrocardiograma, arritimias e orientação do paciente, reafirmando que a política de educação em serviço ainda é um alicerce essencial para aprimorar as técnicas assistenciais.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024