Introdução: O cateter venoso central de inserção periférica (CCIP) possui diversos benefícios e deste modo, observa-se o crescente uso em pacientes críticos, entretanto existem algumas complicações associadas a este dispositivo como a obstrução, que restringe ou impossibilita a administração de soluções e corresponde a uma das complicações mecânicas que mais resultam na remoção não planejada dos cateteres, comprometendo a segurança do paciente e impactando nos custos assistenciais, uma vez que está correlacionada a necessidade de inserção de um novo cateter ou a utilização de medicamentos trombolíticos para restabelecimento da função. Desta forma, objetivou-se avaliar o impacto de uma intervenção educativa na oclusão de cateter central de inserção periférica em unidades de terapia intensiva. Método: Estudo quase-experimental, prospectivo desenvolvido em Unidades de Terapia Intensiva de um hospital público de referência em cardiologia e pneumologia, localizado no estado de São Paulo, Brasil, realizado após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi elaborado pelos pesquisadores reunindo variáveis comumente relacionadas à obstrução do CCIP e foi aplicado antes e após uma intervenção educativa. A intervenção educativa foi ministrada com uso do aplicativo para favorecer a participação ativa dos profissionais no treinamento e foi composta por questionário, estação prática e apresentação do protocolo institucional para prevenção e gerenciamento de oclusões. Resultados: Foram incluídos na amostra 83 cateteres, discriminados nos grupos pré intervenção (n=41) e pós intervenção (n=42). Os grupos não diferiram de forma significativa em relação a variáveis demográficas e a características dos cateteres inseridos. Não houve diferença entre as taxas de oclusão parcial (p=0,15), oclusão total (p=0,84), resistência para infusão (p=0,45) e resistência para refluir (p=0,42). Do total de 83 cateteres, 19 (22,9%) apresentaram bloqueio e 44 (53,0%) oclusão parcial. Estudos apontam que o conhecimento dos enfermeiros acerca do manejo do CCIP é imprescindível para reduzir a incidência de complicações, contudo, apontam que mesmo que haja educação e treinamento, este deve ser feito de maneira contínua, para contribuir para os resultados esperados. Conclusão: A intervenção educativa não trouxe redução das taxas de oclusão do CCIP. Em futuras investigações devem ser considerados elementos relacionados à carga de trabalho e o estudo de abordagens contínuas e multimodais.