SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Impacto De Uma Intervenção Educativa Na Oclusão Do Cateter Central De Inserção Periférica Em Unidades De Terapia Intensiva

Giovana Caldas Pereira, Jeiel Carlos Lamonica Crespo, Thaissa Rita de Cassia Campos Ferreira, Stefani Fernandes Meirelles Pires, Felipe de Oliveira Feitosa, Kevin Ribeiro Nazario, Viviane Ferreira Cesar, Luiz Fernando dos Santos Messias, Jurema da Silva Herbas Palomo
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: O cateter venoso central de inserção periférica (CCIP) possui diversos benefícios e deste modo, observa-se o crescente uso em pacientes críticos, entretanto existem algumas complicações associadas a este dispositivo como a obstrução, que restringe ou impossibilita a administração de soluções e corresponde a uma das complicações mecânicas que mais resultam na remoção não planejada dos cateteres, comprometendo a segurança do paciente e impactando nos custos assistenciais, uma vez que está correlacionada a necessidade de inserção de um novo cateter ou a utilização de medicamentos trombolíticos para restabelecimento da função. Desta forma, objetivou-se avaliar o impacto de uma intervenção educativa na oclusão de cateter central de inserção periférica em unidades de terapia intensiva. Método: Estudo quase-experimental, prospectivo desenvolvido em Unidades de Terapia Intensiva de um hospital público de referência em cardiologia e pneumologia, localizado no estado de São Paulo, Brasil, realizado após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi elaborado pelos pesquisadores reunindo variáveis comumente relacionadas à obstrução do CCIP e foi aplicado antes e após uma intervenção educativa. A intervenção educativa foi ministrada com uso do aplicativo para favorecer a participação ativa dos profissionais no treinamento e foi composta por questionário, estação prática e apresentação do protocolo institucional para prevenção e gerenciamento de oclusões. Resultados: Foram incluídos na amostra 83 cateteres, discriminados nos grupos pré intervenção (n=41) e pós intervenção (n=42). Os grupos não diferiram de forma significativa em relação a variáveis demográficas e a características dos cateteres inseridos. Não houve diferença entre as taxas de oclusão parcial (p=0,15), oclusão total (p=0,84), resistência para infusão (p=0,45) e resistência para refluir (p=0,42). Do total de 83 cateteres, 19 (22,9%) apresentaram bloqueio e 44 (53,0%) oclusão parcial. Estudos apontam que o conhecimento dos enfermeiros acerca do manejo do CCIP é imprescindível para reduzir a incidência de complicações, contudo, apontam que mesmo que haja educação e treinamento, este deve ser feito de maneira contínua, para contribuir para os resultados esperados. Conclusão: A intervenção educativa não trouxe redução das taxas de oclusão do CCIP. Em futuras investigações devem ser considerados elementos relacionados à carga de trabalho e o estudo de abordagens contínuas e multimodais.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024