INTRODUÇÃO:
A injúria miocárdica (IM), mensurada por troponina ultra-sensível (Tnus), denota danos nas células do músculo cardíaco e tem sido identificada como uma preocupação significativa em pacientes com COVID-19 devido a sua associação com maior mortalidade.
A trimetazidina (TMZ), um inibidor competitivo da enzima 3-cetoacil CoA tiolase de cadeia longa, através de seus efeitos metabólicos, oferece proteção celular em pacientes submetidos à intervenção coronariana percutânea ou à cirurgia de revascularização miocárdica, condições frequentemente associadas à elevação dos marcadores de necrose miocárdica. A possibilidade de citoproteção com o uso de trimetazidina em casos de miocardite aguda viral foi explorada em dois estudos clínicos com resultados positivos.
Nossa hipótese é que a TMZ, por sua ação antiisquêmica, pode reduzir a IM aguda em pacientes hospitalizados por síndrome respiratória aguda moderada a grave (SRAMG) causada pelo SARS-CoV-2
MÉTODOS:
Foram incluídos 80 pacientes adultos hospitalizados em nosso serviço com diagnóstico de SRAMG causada pelo SARS-CoV-2. Destes, 40 foram randomizados para o grupo controle (somente terapia usual padrão - TUP) e 40 para o grupo intervenção (TUP associada à TMZ 35 mg 1 ou 2x ao dia conforme bula). Realizamos coletas de Tnus a cada 12h durante o período de internação na unidade COVID. Após a alta desta área a administração de TMZ e coletas de Tnus eram interrompidas.
ESTATÍSTICA:
O pico da variação da liberação de Tnus foi descrito a partir de medianas e intervalos interquartis.
A comparação do desfecho primário foi realizada por teste de Mann-Whitney.
Os desfechos secundários clínicos binários (mortalidade, necessidade de UTI, e necessidade de ventilação mecânica) foram comparados entre os grupos por testes exatos de Fisher. As variáveis de tempo livre de UTI e hospitalização dentro de 30 dias, e os desfechos laboratoriais foram descritos por mediana e quartis, e suas de comparações de distribuição entre os grupos realizada por teste não paramétrico de Mann-Whitney.
As análises foram realizadas com auxílio do software R 4.2.0 (R Core Team, 2022). Para os testes de hipótese considerou-se nível de significância de 5%.
RESULTADOS:
O pico de Tnus (mediana em ng/L) foi 17,50 no grupo intervenção em 20 no controle (p 0,654). Os desfechos secundários (clínicos e laboratoriais) também não apresentaram diferença entre os grupos.
CONCLUSÃO: Trimetazidina, com sua ação antiisquêmica, não reduz a injúria miocárdica aguda em pacientes hospitalizados por SRAMG causada pelo SARS-CoV-2