SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Captação miocárdica de 99mTc-Pirofosfato pode dissociar-se da progressão da cardiomiopatia em pacientes com amiloidose cardíaca por transtirretina em tratamento com terapias anti-amiloides.

Fernando S. Coneglian, Denise M. Tanaka, Valeska Bergamin, Flávio H. Valicelli, Jorge Mejia C., Pedro M. M. Garibaldi, Alexandre B. Figueiredo, Wilson Marques Júnior, Marcus V. Simões
HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO - - SP - BRASIL

Introdução: A cintilografia com 99mTc-Pirofosfato (PYP) é uma ferramenta consolidada para o diagnóstico da amiloidose cardíaca por transtirretina (ATTR-CA). No entanto, a eficácia do PYP na monitorização da progressão da doença ainda precisa ser estabelecida. Objetivo: Avaliar o papel da captação miocárdica de pirofosfato e sua associação com a progressão da miocardiopatia ao longo de 3 anos de intervenção com terapia anti-amiloide. Métodos: Análise retrospectiva de avaliações quantitativas sequenciais da captação cardíaca de 99mTc-Pirofosfato em pacientes com ATTR-CA, correlacionadas com avaliação ecocardiográfica ao longo do tempo. Nas imagens planares de PYP, foi avaliado o escore visual de Perugini e a razão de captação de radiofármaco coração/contralateral (C/CL). Em imagens de SPECT, foi calculada a atividade do radiofármaco no miocárdio, usando o Índice de Atividade do Pirofosfato Cardíaco (CPA) e o Volume de Envolvimento (VOI), com limites para atividade anormal derivados da atividade do pool sanguíneo. Resultados: Foram incluídos 5 pacientes do sexo masculino, idade média 75,8±5,0 anos, sendo 2 wild-type e 3 hereditários (2 mutações p.Val50Met e 1 p.Val142Ile), em tratamento com Tafamidis (n=1) e Patisiran (n=4). Após 3 anos de seguimento, foi observado redução na classe funcional em 2 pacientes (40%), aumento em 2 pacientes e estabilidade em um deles. No entanto, entre as avaliações inicial e final, observamos uma diminuição no escore de Perugini em 2 casos (de 3 para 2), redução significativa na razão C/CL em todos os casos (2,1±0,1 para 1,6±0,2, p=0,0009) – teste t de Student pareado), figura 1A, e uma redução significativa do CPA em todos os casos (1011,0±423,7 para 439,1±326,9, p=0,04). Por outro lado, houve aumento significativo na espessura do septo interventricular em todos os pacientes (14±2,8 para 17±4,2mm, p=0,02), figura 2. Conclusões: Nossos resultados sugerem uma possível dissociação entre a redução da captação cardíaca de 99mTc-Pirofosfato e a evidência de progressão estrutural da cardiomiopatia em pacientes com ATTR-CA em tratamento específico ao longo do tempo. Nossos achados indicam a necessidade de investigações adicionais para definir o papel do PYP na monitorização da resposta da ATTR-CA ao tratamento específico.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024