SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Implicações Prognósticas da Redução do NT-proBNP intra-hospitalar em pacientes internados por Insuficiência Cardíaca Descompensada

Nina Coutinho, Tainá Viana , Rodrigo Morel , Talita Mascarenhas
Hospital São Rafael - Salvador - Bahia - Brasil

Implicações Prognósticas da Redução do NT-proBNP intra-hospitalar em pacientes internados por Insuficiência Cardíaca Descompensada.

 

Fundamentos: A redução dos valores de peptídeos natriuréticos durante a internação hospitalar por insuficiência cardíaca (IC) descompensada está associado a melhora de desfechos cardiovasculares. Contudo, permanece controverso na literatura qual o alvo percentual dessa redução na alta hospitalar. O objetivo deste estudo édeterminar o valor de variação percentual no nível de peptídeo natriurético tipo B (NT-proBNP) entre a admissão e alta hospitalar por IC está associado a redução de eventos em 6 meses.

Métodos: Estudo de coorte prospectivo com pacientes admitidos em um hospital terciário por insuficiência cardíaca descompensada. O nível de NT-proBNP na admissão e na alta hospitalar foi obtido durante a internação assim como dados demográficos. O desfecho primário foi composto por morte por todas as causas e reinternação por insuficiência cardíaca em 6 meses. Foi feita a análise multivariada de risco proporcional de COXpara avaliação dos percentis 30 e 50 de redução o NT-proBNP e associação com o desfecho primário.

Resultados: Foram incluídos 203 pacientes, sendo 105 (51,7%) do sexo feminino, idade média de 78,5 (+- 14,3), sendo 86 (42,4%) portadores de IC com FE reduzida, 21 (10,3%) IC com FE levemente reduzida e 96 (47,3%) IC com FE preservada. O perfil hemodinâmico de descompensação foi B em 196 (96,6%) e C em 7 (3,5%). O desfecho primário ocorreu em 67 (33%) dos pacientes. A redução do NT-proBNP na alta hospitalar maior de 50%, em relação à admissão, esteve associado a menor desfecho composto em 6 meses, HR 0,59 IC 0,36 – 0,99, p=0,048. Por outro lado, redução maior de 30% não esteve associado a redução de eventos, HR 0,69 IC 0,40 – 1,18, p=0,184.

Conclusões: Em pacientes internados com insuficiência cardíaca descompensada, a variação percentual do NT-proBNP é um forte preditor de mortalidade e reinternação por insuficiência cardíaca. Os resultados sugerem que a variação percentual intra-hospitalar do BNP pode servir como uma medida simples para avaliar a eficácia terapêutica, e a intensificação da terapia pode ser justificada naqueles pacientes que não conseguem atingir uma redução de 50%.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024