SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

FIBROMA CARDÍACO: RELATO DE CASO

Marcos Costa Naves Gomes, Edivaldo Teixeira Gomes, Larissa Daniele Rubim, Samuel Gomes Tomaz da Silva, Rafaela Gomes Tomaz da Silva, Carlos Augusto Mauro , Raffael Gomes Tomaz da Silva
Faculdade São Leopoldo Mandic - Araras - SP - Brasil

Introdução: fibromas cardíacos são tumores benignos compostos de tecido conectivo e fibroblastos. O quadro clínico pode variar desde sintomas leves à morte súbita. O objetivo deste trabalho é apresentar um caso de fibroma cardíaco com sintomas inespecíficos.

Descrição de caso: L.M.D.S., feminina, 22 anos, sem comorbidades prévias. Em 2017 apresentou precordialgia em queimação difusamente e taquicardia, com melhora após início de betabloqueador, permanecendo assintomática. Em out/2021, devido a episódios recorrentes de síncope, foi encaminhada para o Hc-UFU. O eletrocardiograma demonstrou ritmo sinusal com Taquicardia Ventricular Não Sustentada com morfologia de Bloqueio de Ramo Esquerdo, sendo constatado um provável foco arritmogênico em Ventrículo Direito (VD).  No ecocardiograma transtorácico foi encontrada massa com bordas bem definidas aderidas na parede livre do VD em segmento médio-basal, promovendo obstrução dinâmica da cavidade ventricular. Devido a possibilidade de complicações e indisponibilidade de Membrana de Oxigenação Extracorpórea, optou-se para a transferência da paciente ao Hc-UFMG, onde foi submetida à cirurgia com ressecção tumoral com margens livres e reconstrução do VD. A retomada da função cardíaca ocorreu sem intercorrências, assim como o pós-operatório. A histopatologia evidenciou resultado positivo para DESMINA DE- R-11, comprovando o diagnóstico de fibroma cardíaco. Paciente referiu melhora completa da sintomatologia.

Discussão: os fibromas cardíacos são tumores raros, mais comumente localizados nos ventrículos e as arritmias são suas manifestações mais comuns.

 

Apesar da biópsia ser o padrão ouro para diagnóstico, métodos de imagem em muitos casos tem a capacidade de identificar a etiologia de massas. O tratamento medicamentoso com Amiodarona ou betabloqueadores mostra-se efetivo no controle dos sintomas em alguns casos. Porém, devido risco de morte súbita e arritmias fatais, adicionado ao fato de que esses tumores não regridem espontaneamente, a ressecção cirúrgica é recomendada, mesmo em pacientes assintomáticos ou com bom controle medicamentoso. Devido a raridade da patologia, a literatura ainda é escassa, havendo pouco comparativo entre modalidades de tratamento.

Conclusão: diante de tais limitações, é necessário maior substrato científico para que sejam possíveis melhores avaliações acerca dos métodos de rastreio, seguimento e tratamento dos fibromas cardíacos.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024