SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Associação entre Apneia Obstrutiva do Sono, Insônia e a combinação COMISA com Hipertensão, Diabetes e Dislipidemia: Estudo ELSA-Brasil.

Naira Lapi-Ferreira, Barbara Parise, Ronaldo Santos, Soraya Giatti, Aline Aielo, Aline Pelepka, Paulo Lotufo, Isabela Bensenor, Luciano Drager
Departamento de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - São Paulo - Brasil, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - USP - SP - SÃO PAULO - SP - BRASIL, INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: Apneia obstrutiva do sono (AOS) e insônia são distúrbios do sono comuns e a sua combinação chamada COMISA (Comorbid Insomnia and Sleep Apnea) podem estar associadas com piores desfechos cardiovasculares.

Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar associações entre AOS, Insônia e COMISA com hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes tipo 2 (DM2) e dislipidemia (DLP).

Método: Participantes do projeto ELSA-Brasil foram submetidos a exames clínicos e avaliações do sono incluindo para avaliação de AOS (definida por um índice de apneia-hipopneia ≥15 eventos por hora, utilizando o monitor de sono portátil [Embletta GoldTM] por uma noite), insônia (definida por relatos de dificuldade de iniciar ou manter o sono associado a fadiga durante o dia nos últimos 30 dias) e COMISA. A amostra foi estratificada em 4 grupos: 1) Controle: (sem AOS e Insônia); 2) Apenas-AOS; 3) Insônia (presença de insônia sem AOS); 4) COMISA. HAS, DM2 e DLP foram diagnosticados usando definições padronizadas. Uma análise multivariada foi usada para determinar se Apenas-AOS, Insônia ou COMISA foram independentemente associadas com HAS, DM2 e DLP, ajustando para idade, sexo, raça auto reportada, IMC, atividade física e bebedores excessivos.

Resultados: Foram avaliados 2062 particpantes (idade 49±8 anos, 42.7% homens, 26.2% possuiam HAS, 15.4% possuiam DM2 e 54,4% DLP). 26.9% tinham Apenas-AOS, 13.5% tinham Insonia e 6.1% se enquadravam no diagnóstico de COMISA. Comparado com o grupo Controle e o grupo Insônia, pacientes apenas com AOS e COMISA eram mais velhos, com valores mais altos de parametros de adiposidade, possuiam maior frequência de HAS e DM2. Em relação a DLP, pacientes com apenas AOS tinham maior frequencia de DLP do que o grupo Controle e de pacientes com apenas Insônia. Uma análise multivariada revelou que o grupo Apenas-AOS foi independentemente associado com HAS. Não foi encontrado outras associações independentes com os outros grupos.

Conclusão: AOS, mas não insônia ou COMISA, foi independentemente associada com HAS no Estudo ELSA-Brasil.

Palavras chave: apneia obstrutiva do sono, insônia, COMISA, doença cardiovascular, hipertensão.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024