SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃODE PARTCIANTES PARA PESQUISA CLÍNICA

PL da Luz, Nistico MAP, Favarato D, Chagas ACP, Barros GTM, Freire VP, dos Santos GS, Grossi LN, Giordan CC
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

INTRODUÇÃO E/OU FUNDAMENTOS

O recrutamento de participantes é uma das etapas mais desafiadoras na pesquisa clínica, sobretudo em estudos observacionais longitudinais. Posto isto, a condução de determinado protocolo, que verifica a evolução clínica da doença coronária não obstrutiva, em 5 anos, de pacientes submetidos à angiografia coronária por tomografia computadorizada e/ou cinecoronariografia invasiva, entre 2011 e 2017, teve seu avanço afetado. Uma vez que a maioria não possuía acompanhamento necessário na instituição, foi preciso localizá-los e contatá-los para certificar sua evolução, a fim de incluí-los ou não no estudo. Neste sentido, a aplicação da inteligência artificial (IA) pode melhorar a seleção de participantes.

MÉTODOS

A equipe de pesquisa do protocolo mencionado, firmou um contrato de prestação de serviço com uma empresa de IA. Este convênio consistiu no emprego da IA, para o enriquecimento do banco de dados cadastrais de possíveis participantes, de acordo com a Lei nº 13.709/2018, por duas vezes, durante a condução do estudo, sendo elas, em fevereiro e julho de 2023.

RESULTADOS

Antes do recebimento do banco enriquecido pela empresa, isto é, de 01/08/2022 a 24/03/2023,  durante 33 semanas, a localização de possíveis participantes do protocolo era de 52%. Após, de 27/03/2023 a 10/11/2023, no decurso da mesma quantidade de semanas, passou para 80%. Tal fato, exprime um aumento considerável, de 28%, na detecção de prováveis participantes e, em consequência, de inclusão. Com tal resultado alcançou-se um número estatisticamente representativo da população estudada. No total, 2156 pacientes foram incluídos até o momento.

CONCLUSÃO

Com o incremento de dados cadastrais propiciado pelo uso da IA, a seleção dos participantes foi aprimorada. Assim, obteve-se expressivo acréscimo no número de localização e inclusão, que será suficiente para alcançar a significância estatística, indispensável, para a confiabilidade da futura publicação do estudo. Por isso, a aplicação da IA na condução de protocolos clínicos se apresenta como um campo novo e promissor que permitirá a otimização de todos os processos da investigação clínica.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024