SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

CARACTERIZAÇÃO SOCIAL DO PACIENTE ATENDIDO NO HOSPITAL DO CORAÇÃO ALAGOANO PROF. ADIB JATENE.

ANA CLAUDIA BARROS DE JESUS, JANAYNA ERNESTO GOES, MAYARA SARA AGRA, CARLOS HUMBERTO JUNIOR, OTONI FLAVIO VERÍSSIMO, CRISTINA BENTO DA SILVA, ANALU LOPES CRUZ
Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene - Maceió - Alagoas - Brasil

 

CARACTERIZAÇÃO SOCIAL DO PACIENTE ATENDIDO NO HOSPITAL DO CORAÇÃO ALAGOANO PROF. ADIB JATENE.

INTRODUÇÃO Em detrimento de todo avanço tecnológico e da ciência, grande parte das cardiopatias são consideradas crônicas, sendo de grande relevância o envolvimento do paciente no tratamento de forma ativa e consciente para melhor qualidade de vida. Entretanto, as condições sociais interferem diretamente no engajamento e continuidade de cuidados. Assim, a caracterização social é fundamental para a partir disso definir as intervenções, orientações e encaminhamentos necessários que possam contribuir com a recuperação da saúde.

METODOLOGIA Realizada pesquisa qualitativa por meio da coleta de dados com roteiro estruturado e perguntas objetivas descritas em entrevista social, com os pacientes internados no Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene, no período de setembro de 2022 a junho de 2023. Para caracterizar os aspectos socioeconômicos, os dados pertinentes utilizados da entrevista social aplicada foram: gênero, idade, escolaridade, renda familiar.

OBJETIVO Traçar a caracterização social dos pacientes internados e evidenciar suas variáveis e relevância para continuidade da assistência.

RESULTADO Foram entrevistados um total de 500 pacientes sendo 269(54 %) do sexo masculino e 231 (46%) do sexo feminino. A idade variou de 16 à 94 anos, sendo a média de idade de 75 anos. Quanto ao nível de escolaridade 187 (37%) pacientes eram analfabetos, 170 (34%) cursaram ensino fundamental, 109 (22%) ensino médio e 33 (7%) pacientes concluíram o nível superior. Em relação a renda per capita, 19 (4%) dos pacientes tinham como única renda valores advindos de programas de transferência de renda do Governo Federal, 121 (24%) possuíam renda de até 01(um) salário mínimo, 322 (64%) renda entre 01 à 02 salários mínimos e 38 (8%) renda acima de 03 salários mínimos.

CONCLUSÃO A partir dos dados coletados, podemos concluir que o paciente atendido no Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene é predominantemente de usuárioscom baixa escolaridade e renda desfavorável o que reafirma que a caracterização social do paciente cardiopata tem grande relevância no manejo de saúde. Portanto, a caracterização social é de fundamental importância e merece atenção por parte de toda equipe multiprofissional, tanto na comunicação efetiva durante a internação bem como, nas orientações de alta hospitalar, garantindo assim, maior aderência e consequentemente, melhor recuperação e qualidade de vida.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024