Segundo a Organização Mundial de Saúde o autoextermínio é reconhecido como um problema de saúde pública mundial com prevalência por homens, jovens e adultos. A ingestão de substâncias cáusticas como hipoclorito de sódio e hidróxido de sódio é comum.
O relato do caso foi realizado com base nas informações coletadas nas consultas médicas e odontológicas. Foi realizado o acompanhamento e tratamento odontológico do paciente.
Paciente do sexo masculino, quadro de transtorno psicótico se iniciou aos 14 anos, em março de 2023, teve uma piora comportamental, recusando dieta, inclusive líquidos.
Na avaliação odontológica, foi observado edema em terço inferior da face, sialorréia, lesões ulceradas em região de mucosa intraoral, língua com faixas fibrosas, presença de membrana recobrindo as superfícies da língua, palato, assoalho lingual, gengiva inserida e mucosa jugal, sugerindo necrose tecidual, associado a dor e disfagia, lábios edemaciados.
O plano de tratamento proposto incluiu terapia de fotobiomodulação (PBMT) nas lesões, com o uso do dispositivo de laser MMO, com 660 nm e 808 nm, ponto a ponto, com 100 mW de potência, 2J de energia por 20 segundos, em todas as lesões e na orofaringe, com hidratação labial com óleo essencial composto com Triglicerídeos de Ácidos Cáprico e Caprílico, Óleo de girassol clarificado, Lecitina, Palmitato de retinol, Acetato de Tocoferol e Alfa-Tocoferol (Dersani ® Laboratório Daudt, Rio de Janeiro), diariamente, com cicatrização das lesões com 13 sessões de PBMT. Os danos observados nos tecidos bucais e periorais são como ulcerações e queimaduras, podendo resultar em sangramentos, obstrução de glândulas salivares, microstomia e anquiloglossia.
No caso descrito neste trabalho, foram observados ulcerações extensas afetando a mucosa oral como lábios, mucosa jugal bilateral, palato mole e duro, língua com faixas fibrosas e lábios edemaciados.
O plano de tratamento proposto proporcionar alívio da dor, melhora da cicatrização e reparação, redução do edema e maior conforto para a alimentação.
A PBMT é uma opção de tratamento viável por promover a reparação das lesões de maneira indolor e não invasiva. Essa abordagem acelera o processo de cicatrização, como também proporciona maior conforto ao paciente durante o tratamento.