Introdução: Angiotomografia computadorizada cardíaca (ATC) passou a ser recomendada para auxiliar no diagnóstico e planejamento do tratamento de indivíduos com endocardite infecciosa a partir das últimas diretrizes da Sociedade Européia de Cardiologia (ESC). Neste trabalho revisamos os principais achados de ATC na endocardite infecciosa e suas implicações na conduta destes pacientes. Métodos: Casos de endocardite infecciosa confirmados cirurgicamente e submetidos a ATC foram selecionados retrospectivamente. As imagens foram apresentadas em diversos para melhor demonstração dos achados.
Resultados: Os achados foram classificados em cardíacos (valvares e paravalvares) e extracardíacos. Os achados cardíacos foram subdivididos conforme o tipo (nativa, biológica ou mecânica) e o local da valva acometida (tricúspide, pulmonar, mitral e aórtica). Achados valvares incluíram vegetação (Fig 1) e perfuração (Fig 2). Achados paravalvares incluíram plastrão, abscesso (Fig 3), pseudoaneurisma (Fig 4) e fístula. Achados extracardíacos incluíram aneurisma micótico; infartos esplênico, renal e intracraniano; e êmbolos sépticos pulmonares e intracranianos.
Fig 1. ATC no plano da via de saída do ventrículo esquerdo demonstrando uma vegetação aderida à face aórtica de uma prótese biológica em posição aórtica (ponta de seta).
Fig 2. ATC em reconstrução volumétrica endoluminal (A), eixo curto (B) e plano da via de saída do ventrículo esquerdo (C) e ecocardiografia (D) demonstrando uma perfuração do segmento A3 da valva mitral nativa.
Fig 3. ATC no plano transverso de uma valva biológica em posição aórtica em uma janela angiográfica (A) e de partes moles (B) demonstrando um abscesso paravalvar.
Fig 4. ATC no plano da via de saída do ventrículo esquerdo demostrando pseudoaneurismas subvalvares aórticos (valva aórtica nativa) projetados ao septo interventricular (ponta de seta) e fibrosa intervalvular mitroaórtica (ponta de seta dupla).
Conclusão: O aperfeiçoamento da tecnologia da ATC tem implicado em um incremento significativo da acurácia do método para o diagnóstico endocardite infecciosa, tornando-a uma ferramenta essencial no planejamento terapêutico de pacientes.