SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Prevalência e fatores associados ao Infarto do miocárdio silencioso em pacientes com miocardiopatia isquêmica: estudo caso-controle.

Gabriel Cordeiro Polo Mendes, Paulo C Rezende, Thiago L Scudeler, Arthur CR Assis, Vitor C Andrade, Marcela F Silva, Whady Hueb, Jose A F Ramires, Roberto Kalil Filho
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Fundamentos: Estudos recentes têm observado que o infarto do miocárdio silencioso (IS) não é um evento infrequente. No entanto, a ocorrência dessa manifestação em pacientes atendidos em hospitais terciários que apresentam consequências graves da doença arterial coronariana (DAC) e disfunção ventricular esquerda é inesperada e seus fatores associados não estão claros na literatura. O presente estudo tem como objetivo comparar fatores clínicos, laboratoriais, ventriculares e angiográficos em pacientes com apresentação silenciosa e clássica do infarto do miocárdio em uma população com DAC e disfunção ventricular esquerda.

Métodos: Pacientes com DAC com lesões obstrutivas superiores a 70% e disfunção ventricular esquerda (FE ≤ 35%) foram originalmente avaliados para o estudo MASS VI e posteriormente incluídos no presente estudo. A função ventricular e a avaliação anatômica coronariana foram medidas por ecocardiografia e escore SYNTAX, respectivamente. A população foi estratificada em 2 grupos com base em uma análise meticulosa da apresentação do infarto do miocárdio para comparação entre um grupo de pacientes com IS e um grupo de pacientes com infarto do miocárdio clinicamente manifestado (ICM). Escores específicos foram utilizados para avaliação de neuropatia diabética.

Resultados: De 132 pacientes avaliados, 47 (35,6%) foram classificados como IS e 85 (64,4%) como ICM. Não foram observadas diferenças significativas entre os 2 grupos em relação a idade, sexo, presença de diabetes mellitus, carga aterosclerótica calculada pelo escore Syntax, ou presença de circulação colateral. Uma proporção maior de pacientes com insuficiência cardíaca CF NYHA II, de infarto da parede inferior e de menor clearance de creatinina foram encontrados no grupo IS, na análise univariada. Após análise multivariada, a neuropatia diabética [OR: 4,6 (1,1-12,7), p=0,032 ] e o infarto da parede inferior [OR: 4,1 (1,5-11,4) p=0,007] foram significativamente associados à apresentação de IS.

Conclusão: A neuropatia diabética e o infarto da parede inferior foram associados à apresentação do infarto do miocárdio silencioso. No geral, os fatores associados tendem a ser muito semelhantes ao comparar IS e ICM, contudo na população específica de pacientes diabéticos com neuropatia crônica, um cuidado especial deve ser tomado.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024