SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

AVALIAÇÃO DA ADESÃO À DUPLA ANTIAGREGAÇÃO PLAQUETÁRIA APÓS ANGIOPLASTIA CORONARIANA

CARDOZO LGS, SINNOTT SILVA L, NASCIMENTO LE, BORGES VFV, UGIONI LG, MACIEL ES, ANDRADE GM, DAL-BÓ CM, DA COSTA ACF, KOCHANN GG
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - TUBARÃO - SC - BRASIL

 

Fundamento: Ainda é incerto o grau de adesão à DAPT (sigla do inglês dual antiplatelet therapy) após angioplastia coronariana com implante de stent farmacológico no Brasil.

 

Objetivos: Avaliar o grau de adesão à DAPT nos primeiros 30 dias após intervenção coronariana percutânea (ICP) com implante de stent farmacológico em pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em um hospital do sul de Santa Catarina. Relacionar o grau de adesão aos perfis clínico e sociodemográfico dos pacientes.

 

Métodos: Estudo observacional com delineamento transversal. Foram selecionados 156 pacientes submetidos à ICP entre fevereiro e agosto de 2019. Logo após a intervenção, foram coletadas informações sobre as características sociodemograficas, comorbidades e antecedentes dos pacientes, além dos dados técnicos do procedimento. Trinta dias após o procedimento foi avaliado o grau de adesão à DAPT neste período utilizando a escala de adesão terapêutica de Morisky (MMAS-8).

 

Resultados: No que tange a adesão à DAPT, dos 156 pacientes, um deles não estava em uso de AAS, por indicação médica. Em relação ao uso dos inibidores P2Y12 (clopidogrel, prasugrel ou ticagrelor), cinco pacientes não estavam realizando o tratamento, quatro destes por não constar na prescrição da alta hospitalar, e um deles por incapacidade financeira. Entre os pacientes analisados, a adesão à DAPT foi considerada alta em 99 (64%), moderada em 35 (22,4%) e baixa em 22 (14,1%) pacientes. Uma escolaridade superior a 8 anos foi associada a uma prevalência 40% maior de alta adesão em comparação ao restante da amostra (RP 1,39; IC 95% 1,04-1,88; p=0,026). Os pacientes submetidos à ICP por infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST apresentaram uma prevalência de alta adesão 50% maior do que os pacientes que sofreram intervenção por Angina Estável  (RP=1,54; IC 95%: 1,01-2,35; p=0,032).

 

Conclusões: No presente estudo, a maioria dos pacientes submetidos a ICP apresentaram alta adesão à DAPT nos primeiros 30 dias após o procedimento. Apesar disso, a prevalência de pacientes com adesão moderada ou baixa foi elevada, em especial nos sub-grupos de baixa escolaridade e com doença coronariana estável. Além disso, reforçou a importância de uma correta orientação da equipe médica aos pacientes em relação à terapêutica proposta no momento da alta hospitalar.

 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024