SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Linha de cuidado de Insuficiência Cardíaca (IC): análise de indicadores de qualidade de uma rede Nacional de Hospitais Privados.

Camila Gabrilaitis Cardoso, Diego Garcia , Gabriel M. Figueredo , Sandro R. Batista , Pedro G. Barros , Raquel Balduino , Fabiola Traverso da Motta , Jefferson Affoncio , Jaciely de Franca , Vanessa Cizino
Amil - São Paulo - SP - Brasil

INTRODUÇÃO:A linha de cuidado de insuficiência cardíaca (IC) consiste em promover todo o cuidado necessário aos pacientes portadores dessa doença. A insuficiência cardíaca pode ser definida como uma síndrome complexa caracterizada por falência do coração e incapacidade deste de propiciar suprimento adequado de sangue para atender às necessidades metabólicas dos tecidos na presença de pressões de enchimento normais ou fazê-lo somente com pressões de enchimento elevadas. Ela consiste na via final comum de várias doenças cardíacas. Esses doentes apresentam uma frequência de utilização dos serviços de saúde elevada devido aos tratamentos realizados, descompensações e complicações da doença. Atuar no gerenciamento do cuidado desses pacientes, da prevenção a reabilitação, torna-se relevante e estratégico dentro do contexto da saúde pública e privada.

OBJETIVO: Fazer uma análise dos indicadores de qualidade da linha de cuidado em Insuficiência Cardíaca.

MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo da análise dos indicadores de qualidade da linha de cuidado em Insuficiência cardíaca de uma rede de hospitais privados dos estados de SP , RJ, DF , RN e PE no período de janeiro a dezembro de 2023.

RESULTADOS: Neste estudo foram analisados os indicadores de qualidade abaixo do total de 548 pacientes:

Indicadores de qualidade

SP

RJ

DF

RN

PE

Tempo médio de permanência Hospitalar

10,7

15,3

5,8

14,9

11,9

Taxa de reinternação em até 30 dias após a alta hospitalar

15,8%

2,3%

0,0%

0,0%

5,9%

Taxa de uso de pacote de medicações na alta

100,0%

95,2%

87,5%

87,5%

100,0%

Taxa de mortalidade em pacientes internados

8,7%

7,7%

0,0%

0,0%

11,8%

 

CONCLUSÃO: Com a avaliação dos indicadores de qualidade foi possível observar que os resultados alcançados foram compatíveis com o perfil e volume destes hospitais. Quantificar o desempenho deles foi fundamental para os cuidados de saúde em Insuficiência Cardíaca. Sem quantificar a qualidade não é possível identificar as práticas que melhoram o atendimento. Percebemos a importância dos indicadores de qualidade em IC para conhecer o serviço, de forma a facilitar o planejamento de ações e tomadas de decisões que levem à melhoria da assistência à saúde. O uso dos indicadores permitiu medir os processos e com base nos resultados, tomar as decisões necessárias para a melhoria do serviço prestado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024