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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

APLICAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA PACIENTES EM FILA DE TRANSPLANTE CARDÍACO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Mylena Firmino Rodrigues, Sérgio Henrique Simonetti, Nadja Van Geen Poltronieri
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

 

Introdução: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte global, afetando estruturas cardíacas e vasculares que podem causar disfunções em todo o organismo. A insuficiência cardíaca, que atinge mais de 64 milhões de pessoas, é uma doença progressiva com alta taxa de mortalidade, sendo o transplante cardíaco uma opção para pacientes em condição terminal da doença. Esta intervenção requer cuidados pré e pós-operatórios, destacando a importância da educação em saúde adaptada ao paciente. Métodos mais interativos, como jogos e tecnologias digitais, são ressaltados como estratégias eficazes na promoção de mudanças de comportamento e na melhoria dos desfechos clínicos. Isso pode influenciar positivamente no sucesso do transplante, reduzir a taxa de rejeição do enxerto e aumentar a qualidade de vida do receptor. Objetivo: Descrever a criação e implementação de um jogo educativo focado nos cuidados pré e pós-operatórios para pacientes aguardando transplante cardíaco. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência de enfermeiras residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Cardiovascular de um hospital cardiológico de São Paulo. O processo de construção do jogo envolveu as seguintes etapas: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Resultado: Na etapa inicial, conduziu-se uma análise do perfil da amostra selecionada, o que permitiu a definição clara dos objetivos. Em seguida, desenvolveu-se o conteúdo textual do jogo de tabuleiro, centrado na promoção da adesão aos cuidados pré e pós-transplante cardíaco, complementado por um design temático correspondente. O conteúdo desenvolvido foi submetido à análise e aprovação de dois enfermeiros especialistas antes de sua aplicação. A fase de implementação ocorreu em um único dia, envolvendo a participação de 4 pacientes em uma sala de espera reservada da enfermaria onde estavam internados, com o apoio de uma equipe multiprofissional para orientá-los. Para avaliar a eficácia da intervenção, foi realizado um pré e um pós-teste, contendo perguntas de múltipla escolha e uma pergunta dissertativa. Conclusão: A partir destas etapas, tornou-se factível a construção de um protótipo de um jogo com a sua posterior aplicação. O material educativo melhorou o entendimento dos participantes sobre os cuidados no transplante cardíaco, refletido em mudanças nas respostas antes e depois do jogo. Isso destaca a importância de abordagens interativas e adaptadas ao paciente para otimizar os resultados clínicos e a qualidade de vida dos receptores.

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