SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Massa cardíaca em paciente jovem

Andres Eduardo Larrovere Vasquez, Aline Sabrina Holanda Teixeira Moraes, Juliana Corrêa de Oliveira Caied, Bruna Gonçalves gustinelli , João Carlos Domiciano da Silva, Rodrigo Noronha Campos, Gabriel Mostaro Fonseca, Romulo Fonseca de Moraes
HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA - - SP - BRASIL

Trata-se de paciente feminino de 44 anos, sem antecedentes patológicos significativos, que iniciou quadro clinico caracterizado por tosse seca, dispneia e dor toracica de 6 meses de evolução com piora nos últimos 3 meses associado a calafrios e artralgias. Negava febre ou outros pródromos infecciosos. Devido a piora da dispneia esteve internada em outro serviço onde realizaram avaliação diagnostica com exames de imagem com evidencia de massa cardíaca de etiologia não esclarecida e derrame pericárdico moderado. Foi encaminhada ao nosso serviço para esclarecimento diagnostico.  

Deu entrada estável do ponto de vista cardiovascular, com melhora das queixas previas. 

Realizado ecocardiograma transtorácico com evidencia de função ventricular preservada e derrame pericárdico importante adjacente à parede lateral do ventrículo esquerdo, de 20mm, sem sinais de restrição ao enchimento ventricular. Observado material ecogênico em meio ao derrame pericárdico nesta localização, porém não caracterizado como massa ao método.

Realizada ressonância magnética do coração com evidencia de massa de contornos arredondados localizada no pericárdio, entre os folhetos parietal e visceral, em topografia posterolateral, em íntimo contato com os segmentos anterolaterais basal e médio do VE, medindo 5,3 x 2,5 cm no seu maior eixo. A massa não parece ter características infiltrativas e não provoca efeitos compressivos/restritivos à contração/enchimento do VE. Presença de realce tardio de sinal intenso e heterogêneo, permeadas por pequenas regiões de ausência de sinal no interior da massa. 

Realizado PET-CT com Lesão hipermetabólica na região paracardíaca à esquerda, possivelmente intrapericárdica, suspeita para atividade de processo neoplásico, com diagnóstico diferencial possível com processos inflamatórios/infecciosos.

Submetida a biopsia guiada por tomografia com anatomopatológico concordante com Tumor miofibroblastico inflamatório acometendo pericárdio. Iniciado tratamento neoadjuvante com   Alectinibe 600mg via oral e encaminhada para cirurgia. 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024