SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

DISSECÇÃO ESPONTÂNEA DE ARTÉRIA CORONÁRIA EM PACIENTE JOVEM DO SEXO MASCULINO: RELATO DE CASO

Maria Isa Souza Lacerda de Melo, Ana Flávia Freire Martins, Giovana Arruda Silva, Isabel Morais Sales, Isadora Prado De Almeida, Vittoria Galhardi Motter, Daniel Mendonça Pereira Filho, Isabela Cristina Kirnew Abud Manta
Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio - São Paulo - sao paulo - Brasil

INTRODUÇÃO: A dissecção espontânea de artéria coronária (DEAC) pode se manifestar com quadro de síndrome coronariana aguda (SCA) ou arritmias. A maioria dos casos ocorre em mulheres, geralmente jovens, em associação com doenças genéticas, do tecido conectivo ou gestação e apenas em 10% a 15% das vezes ocorrem em homens. Relatamos um caso de DEAC em paciente jovem do sexo masculino.

RELATO DE CASO: Paciente do sexo masculino, 36 anos, sem comorbidades conhecidas, foi admitido em serviço de emergência com queixa de dor torácica há 30 minutos da chegada. A dor teve início após realizar esforço físico leve, era em aperto, de forte intensidade e com irradiação para ombros e dorso. O eletrocardiograma mostrou ritmo sinusal, bloqueio de ramo direito e alterações de repolarização ventricular. A curva de troponina foi positiva e o paciente foi internado com hipótese de SCA sem supradesnivelamento do segmento ST. O cateterismo mostrou imagem compatível com DEAC em artéria descendente anterior com redução luminal de até 80% do terço proximal ao médio. Foi optado por tratamento conservador e o paciente não apresentou intercorrências.  

DISCUSSÃO: A DEAC se apresenta com sintomas semelhantes ao da SCA de causa aterosclerótica e deve ser suspeitada quando ocorre em pacientes jovens, principalmente mulheres, sem fatores de risco cardiovasculares. Porém não é possível fazer o diagnóstico apenas pela apresentação clínica, sendo este realizado pela angiografia, que tem alguns padrões, sendo o mais clássico o que mostra o duplo lúmen, como o do paciente em questão. O tratamento deve ser individualizado e a maioria dos casos com estabilidade hemodinâmica e melhora da dor tem indicação de tratamento conservador, já que angioplastia é associada a alta taxa de complicações.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024