Introdução:A implantação de um serviço de saúde requer o planejamento dos processos de trabalho para a garantia da integralidade, qualidade e segurança do atendimento. Em 2022 deu-se início a estruturação de um hospital que abarca unidades de Transição de Cuidados, Cuidados Paliativos e Álcool e Drogas com a atuação de equipe multiprofissional. Foram contratados profissionais especialistas e com expertise nas áreas em questão, os quais foram responsáveis pela estruturação do serviço. Neste cenário, emergem as potencialidades da construção e sistematização da assistência à saúde que vão ao encontro das necessidades apresentadas pelos usuários.
Objetivo: Apresentar e descrever como ocorreu o processo de implantação do Serviço Social em uma nova unidade hospitalar.
Métodos:Como etapas do processo foi realizado a elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão - POP e o desenvolvimento de formulários para registro de atendimentos, entrevistas iniciais, estudos sociais, encaminhamentos; roteiros de entrevistas de captação ou interconsulta; levantamento de recursos da rede para uma melhor interlocução e desenvolvimento das atividades profissionais; a criação de folders explicativos sobre fluxos institucionais e da rede e a estruturação dos indicadores quantitativos e qualitativos de atendimentos, considerando as especificidades de cada unidade. Fazendo parte da rotina o compartilhamento das informações com toda a equipe, afim de consolidar o processo com todos.
Resultados: Em um ano de atividade foram realizadas 1217 internações, dos quais 1192 pacientes receberam atendimentos e/ou intervenções do serviço social.
Conclusão: A elaboração de POP’s serviu como norteador para os atendimentos da equipe multidisciplinar e os instrumentais, aplicados pelo assistente social, possibilitaram maior compreensão sobre a realidade social do paciente, proporcionando uma assertividade na articulação com a rede de suporte para cuidados pós alta hospitalar.