SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

BRE Novo em Síndromes Coronarianas Agudas: Acurácia Diagnóstica e Desfechos - Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise

José Nunes de Alencar Neto, Gleydson Wesley Freire Lima, Haissa Assad dos Santos Geraldo, Rinaldo Carvalho Fernandes, Matheus Kiszka Scheffer, Sandro Pinelli Felicioni, Mariana Fuziy Nogueira de Marchi
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

Introdução: A utilidade diagnóstica do bloqueio de ramo esquerdo (BRE) novo ou presumivelmente novo para infarto agudo do miocárdio (IAM) em síndromes coronarianas agudas (SCA) permanece controversa.

Objetivos: Avaliar a acurácia diagnóstica do BRE novo ou presumivelmente novo e critérios de ECG para IAM usando biomarcadores cardíacos elevados ou evidência angiográfica de oclusão coronariana aguda (OCA). Também objetivamos avaliar a incidência e mortalidade hospitalar do BRE em contextos de SCA.

Métodos: Pesquisamos no PubMed e Scopus por estudos envolvendo pacientes com SCA com BRE até dezembro de 2023. Sensibilidade, especificidade, razões de verossimilhança positivas e negativas (RV+ e RV-), e razões de chances diagnósticas (RCD) foram calculadas para análise de acurácia diagnóstica usando o MetaDTA. Incidência e mortalidade foram analisadas usando OnlineMeta. O risco de viés foi avaliado com as escalas Newcastle-Ottawa e QUADAS-2.

Resultados: Cinquenta e um estudos foram analisados. O BRE é prevalente em 3,3% e está associado a um risco maior de mortalidade. No entanto, discernir um BRE novo ou velho não influencia substancialmente a probabilidade de IAM, com RV e RCD não significativas. O Critério de Sgarbossa Modificado demonstrou uma sensibilidade de 83,6% (IC 95%: 0,554 a 0,955) e especificidade de 92,6% (IC 95%: 0,789 a 0,977) para OCA e confiança diagnóstica aprimorada com RV+ de 11,337 (IC 95%: 3,672 a 34,999) e RV- de 0,177 (IC 95%: 0,054 a 0,575), respectivamente.

 

 

Conclusão: Nossos achados corroboram a posição das diretrizes atuais que não mais consideram o BRE como um marcador isolado para IAM, independentemente de sua cronologia. Em vez disso, utilizar critérios de ECG, como o Critério de Sgarbossa Modificado, oferece uma abordagem diagnóstica mais confiável.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024