SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

SIMULAÇÃO INTERATIVA DA ATENÇÃO CONTÍNUA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBULATÓRIO MODELO PASA

Priscila R. Rabelo Lopes, Jackeline Vasques, Patrícia F. Rabelo, Eliane Chomatas
Beneficia Portuguesa - São Paulo - SP - Brasil, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde CONASS - Brasília - DF - Brasil, Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - SP - Brasil

INTRODUÇÃOA atenção contínua (AC) é uma tecnologia leve-dura, parte do macroprocesso assistencial do modelo Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial (PASA). Consiste no atendimento da equipe multiprofissional, de forma interdisciplinar, às pessoas usuárias com condições crônicas de alto e muito alto risco. O ciclo da AC é gerenciado por enfermeiro, denominado ponto de apoio, que coordena e acompanha o percurso da pessoa usuária no ambulatório. A operacionalização plena da AC é um desafio e exige monitoramento e avaliação contínua. O objetivo desse estudo é descrever como a simulação interativa pode apoiar no desenvolvimento dos profissionais para operacionalizar de forma efetiva a AC. MÉTODO:Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de uma oficina tutorial embasada nos conceitos de núcleos profissionais e campo de saberes em saúde, desenvolvida por quatrofacilitadores com 30 profissionais de saúde em fevereiro de 2023, dentre  uma sequência de oitotutorias, em um ambulatório PASA na linha de cuidado da pessoa hipertensa, diabética e idosa, no Rio Grande do SulRESULTADOS: A equipe de apoiadores da Planificação da Atenção à Saúdeincorporou três metodologias ativas para trabalhar a organização da AC: gamificação, estudo de caso e simulação realística. O simulador da AC construído em papel kraftcontinha os cinco componentes da AC, além de dois dados e cartas numeradas, cada carta, possuía uma parte de um caso clínico. Após preparo do material, um profissional iniciou a simulação, por meio do lançamento dos dados, a soma dos pontos liberava uma carta, que permitia ao profissional, discutir e escolher se as informações do caso clínico eram da competência de núcleo profissional, de outra categoria ou do campo coletivo. CONCLUSÃO: A simulação interativa permitiu desenvolver competências técnicas e não técnicas dos trabalhadores, identificar oportunidades de melhoria e pactuar plano de ação. Contribuipara a otimização da AC, qualidade e segurança no cuidado e eficiência em saúde. As metodologias ativas incorporadas nos momentos de educação permanente possibilitam o desenvolvimento efetivo das competências esperadas para a equipe multiprofissional, fomentando a interdisciplinaridade.

 

Descritores: Enfermeiras e Enfermeiros, Metodologia Ativa, Educação Permanente, Atenção à Saúde, Profissionais de Saúde.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024