SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Recall de marcapassos com disfunção de software: consequências clínicas e impacto dos procedimentos de segurança

Martino Martinelli Filho, Cinthya Ibrahim Guirao Gomes, Caio Vitale Spaggiari, Silvana Angelina D'Orio Nishioka, Anísio Alexandre Andrade Pedrosa, Sérgio Augusto Mezzalira Martins, Marcos Guilherme Martinelli Saccab, Thiago Ovanessian Hueb, Roberto Costa, Sergio Freitas de Siqueira
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: A FDA anunciou um recall classe I do marcapasso Medtronic Attesta DR devido a um mau funcionamento do software que causa inibição da estimulação ventricular quando um batimento atrial é detectado. O fabricante recomendou uma alteração de programação com possível impacto clínico.

Objetivo: Avaliamos o impacto clínico do protocolo para gerenciamento de disfunções de software.

Métodos: Métodos: Este estudo de coorte prospectivo e controlado avaliou o comportamento de pacientes usuários do marca-passo Attesta DR implantado no InCor-HCFMUSP. Os pacientes do grupo recall foram comparados com um grupo controle. Todos os pacientes foram submetidos à avaliação clínica e de marca-passo eletrônico. Os pacientes do grupo recall foram submetidos a protocolo de reprogramação do aparelho e monitoramento Holter de 24 horas para detecção de disfunção de software. Os desfechos primários foram sintomas combinados. Novo início secundário de fibrilação atrial, hospitalização e taxas de mortalidade por todas as causas. Modelos de regressão logística multivariada foram aplicados para avaliar o impacto clínico da reprogramação do marca-passo em Modo de Segurança.

Resultados: Foram avaliados 480 pacientes, sendo 315 do grupo recordatório e 165 do grupo controle. Disfunção de software foi documentada em um paciente. Houve 60 mortes, 38 (12,1%) no grupo recordatório e 22 (13,3%) no grupo controle (P=0,690). Estar no grupo recordatório foi independentemente associado à presença de sintomas combinados (OR 1,51; p<0,0001) e mostrou tendência ao aumento da incidência de FA (p=0,05) em modelos multivariados.

Conclusões: Este estudo revelou uma parcela notável de pacientes (mais de 50%) que foram impactados pelo recall do marca-passo, levando a resultados clínicos adversos relacionados a recomendações insuficientes do fabricante.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

44º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

30 de Maio a 01 de Junho de 2024